NOTA – Publicações de créditos suplementares no DOE foram normalizadas

Problema foi causado por uma falha técnica na comunicação entre sistemas após a implantação de um novo módulo no SIOFI

A Secretaria da Economia informa que o volume maior de portarias de créditos suplementares publicado na edição de 4 de junho do Diário Oficial do Estado (DOE) se deve à correção de uma falha técnica na integração entre o sistema de execução orçamentária e financeira (SIOFI Net) e o sistema do DOE.

A partir deste exercício, foi implantado um novo módulo no SIOFI que viabiliza autorizações de créditos de forma agregada, de maneira semelhante aos procedimentos adotados na União. A alteração no sistema também permite aos demais Poderes e órgãos autônomos efetivar diretamente seus créditos adicionais por anulação de dotação, conforme previsto na LDO e na LOA de 2025. A inovação traz mais autonomia, agilidade e qualidade na gestão orçamentária, mas exigiu ajustes na comunicação entre os sistemas.

A dificuldade se restringia à formatação dos documentos e à padronização de caracteres, devido à diferença de tecnologias utilizadas. O problema foi identificado e diversas medidas foram adotadas até que a falha fosse completamente sanada.

Importante destacar que não houve qualquer prejuízo à execução orçamentária dos órgãos e Poderes, tampouco descumprimento legal. Os créditos foram regularmente registrados e utilizados dentro do sistema. Com a solução definitiva, as publicações que estavam represadas puderam ser realizadas, assegurando total transparência das informações.

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão