Grupo de trabalho estuda melhorias em serviços para donos de veículos
Representantes da Secretaria da Economia, da Secretaria-Geral de Governo e do Detran Goiás participaram de oficina com foco no processo de pagamento de débitos
O Governo de Goiás quer melhorar o processo de pagamento de débitos do veículo, como IPVA, licenciamento e taxas, com o objetivo de facilitar a vida do contribuinte. A primeira oficina colaborativa sobre o tema foi promovida nesta quarta-feira (5/11), com a participação de técnicos da Secretaria da Economia, da Secretaria-Geral de Governo e do Detran Goiás.
Realizado no Laboratório de Inovação em Governo da Economia (E-Nova), no Complexo Fazendário, em Goiânia, o encontro foi conduzido pela Gerência de Modernização Institucional (Gemod) da Economia. Foram explorados os principais problemas apontados pelos contribuintes e, também, servidores que atuam no atendimento ao público.
A gerente de Modernização Institucional, Giselle Rios, destaca que oferecer um serviço de qualidade e facilitar a vida do cidadão são as prioridades. “Nessa oficina foram aplicadas técnicas para melhor compreender a situação atual, em busca de soluções efetivas”, relatou.
Para aperfeiçoar o serviço, foi instituído o grupo de trabalho com SGG e Detran, coordenado pela Economia, a partir da publicação da Portaria Intersecretarial nº 03/2024, em 15 de outubro. O objetivo é identificar melhorias de sistema, simplificação e integração de serviços compartilhados entre Economia e Detran.
Colaboração
Na oficina, a Gemod utilizou técnicas da metodologia Design Thinking, abordagem focada na resolução de problemas. “Apresentamos um levantamento feito junto a usuários e em unidades de atendimento, manifestações encaminhadas à Ouvidoria da Economia e pesquisa on-line”, afirmou Vinícius Chaer, que conduziu a oficina ao lado da colega Cecília Moreira.
Entre os participantes do evento, estavam representantes do setor de Tecnologia da Informação das três pastas, além de Receita Estadual, Ouvidoria e Comunicação da Secretaria da Economia, além de outras áreas. Após a definição dos pontos de melhoria prioritários, o próximo passo é a elaboração de um plano de ação com soluções de curto e médio prazos.
Foto: Vinícius Antonelli
Secretaria da Economia – Governo de Goiás