Governador inaugura Data Center Central do governo de Goiás


9 de novembro de 2017

O governador Marconi Perillo inaugurou hoje (9/11), no complexo fazendário, em Goiânia, o Data Center Central do Governo Estadual e despachou com o secretário em exercício da Sefaz, Glaucus Moreira Nascimento; o da Segplan, Joaquim Mesquita; o interino da Segurança Pública, Cel. Edson e a secretária Cidadã, Lêda Borges, além de superintendentes da Sefaz.   A solenidade de inauguração contou, ainda, com a participação de várias autoridades, como a dos secretários de Desenvolvimento, Francisco Pontes e da Educação, Raquel Teixeira, além do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Mané de Oliveira e o superintendente-executivo da Segplan, Bruno Perillo, além de servidores.

O governador Marconi Perillo destacou que o Data Center, o maior modular outdoor da América Latina é o “símbolo da modernidade pelo qual passa o Estado de Goiás. É um avanço extraordinário na área de tecnologia da informação, em inovação, é uma síntese de tudo que já fizemos nesses últimos anos na área de tecnologia”, disse Marconi. Ele citou ainda como exemplo de programas inovadores o conecta SUS, na saúde, e o projeto 360, na educação, além da atuação da Fapeg, criada em 2005.

“Agora, com a inauguração desse Data Center, passamos a ser a segunda central de tecnologia de informação do Brasil, perdendo apenas para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)”, disse Marconi Perillo em entrevista coletiva após a inauguração. Ele ressaltou, ainda, que “com mais tecnologia vamos melhorar a qualidade dos serviços prestado a todos, melhorar o atendimento e reduzir custos”.

Com grande capacidade de processamento e armazenamento de dados, o Data Center recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões do governo estadual. Nele estão hospedados sistemas de informação importantes dos órgãos como a Nota Fiscal Eletrônica, o sistema de arrecadação estadual, ambos da Sefaz, os serviços do Vapt Vupt e dados de 70 mil beneficiários dos programas sociais. Tem capacidade de armazenamento de 1 petabyte, capacidade de processamento de 10 terabytes, 38 servidores físicos e 600 virtuais, controle de acesso biométrico 24 horas por dia.

Para exemplificar a capacidade do Data Center, o secretário Joaquim Mesquita citou que são processadas, diariamente, um milhão de notas fiscais do consumidor eletrônicas. O secretário ressaltou, ainda, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que elimina a tramitação de papel na administração pública estadual. “Só no mês de outubro houve redução nas impressões e nos custos de impressões de mais de 40% no âmbito da Segplan. Gradativamente, todas as secretarias estão aderindo ao SEI”, concluiu.

Durante o trajeto entre o gabinete do secretário e o Data Center, Marconi Perillo cumprimentou servidores da Sefaz e, depois do descerramento da placa, conheceu a estrutura do Data Center. O contêiner conta com 320 metros quadrados de área total e capacidade para 23 racks. Foi projetado para ser o centro de dados compacto, portátil e modular. Possui proteção contra incêndio e sistema de resfriamento para manter a temperatura estável, acesso restrito a servidores com controle biométrico, além de câmeras 24 horas por dia. De acordo com o superintendente executivo da Segplan, Bruno Perillo, a segurança dos serviços de TI com o Data Center foi projetada para gerenciar, monitorar e proteger as informações abertas e/ou sigilosas do governo.

Comunicação Setorial – Sefaz

Fotos: Denis Marlon

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo