Goiás compartilha experiência de uso de IA com a Secretaria de Orçamento Federal

Economia apresentou ferramenta que utiliza inteligência artificial para qualificar a análise de créditos adicionais no orçamento estadual

A convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Subsecretaria Central de Orçamento da Secretaria de Estado da Economia participou, nesta quinta-feira (6/11), de uma reunião técnica na Secretaria de Orçamento Federal (SOF), em Brasília. O encontro contou com a presença de subsecretários, equipes técnicas e de tecnologia da informação da SOF, além de representantes da Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e da Google Brasil – setor público.

Durante a reunião, Goiás apresentou a solução desenvolvida para aprimorar a análise de créditos adicionais solicitados pelos órgãos estaduais, utilizando inteligência artificial generativa, baseada no modelo Gemini (Google). A ferramenta já está em operação e tem contribuído para tornar o processo orçamentário mais ágil, transparente e preciso, oferecendo suporte técnico às decisões administrativas.

O subsecretário Central de Orçamento, Mário Mendes, avalia que a reunião reforça o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado em Goiás. “Apresentar uma solução que já está em uso e entregando resultados é bastante significativo. Foi uma oportunidade de troca técnica e de mostrar que é possível aplicar inteligência artificial de forma prática e responsável na gestão orçamentária”, afirmou.

O consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), André Martinez, ressaltou o potencial da iniciativa. “É uma solução muito promissora, que utiliza inteligência artificial para aprimorar a análise e a alocação de créditos adicionais no orçamento. Além do uso de novas tecnologias, o projeto estabelece um modelo de governança e contribui para melhorar a produtividade da Secretaria da Economia e de outros órgãos do Estado. É uma inovação que qualifica processos e eleva a eficiência do gasto público”, pontuou.

Gerente de Dados e Inteligência Analítica da Economia, Alessandro Cruvinel destacou que o encontro foi uma oportunidade de troca e demonstração das soluções desenvolvidas em Goiás. “Foi um momento importante para apresentar nossas aplicações de low-code e IA. É gratificante ver que o trabalho feito no Estado inspira e pode contribuir com outras esferas de governo”.

Também participaram do encontro representantes do BID, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Economia e da Subsecretaria Central de Orçamento. A apresentação demonstrou o fluxo de funcionamento da solução, os resultados já obtidos e as possibilidades de evolução para processos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

Fotos: Denis Marlon

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão