Economia promove oficina para revisão dos indicadores do planejamento governamental

Oficinas reúnem servidores das setoriais para padronizar e fortalecer indicadores do planejamento governamental de Goiás
A Secretaria da Economia iniciou, nesta quarta-feira (13/8), no Centro de Estudos e Capacitação da Economia (Cecape), a primeira de uma série de 12 oficinas para a revisão dos indicadores do planejamento governamental. As atividades são voltadas aos servidores estaduais que atuam no planejamento das setoriais e integram o Grupo Especial de Consolidação da Gestão (GECEG), responsável por coordenar a consolidação das informações e resultados da atual gestão.
Oficinas
As oficinas são coordenadas pela Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, por meio Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento e da Gerência de Políticas de Médio e Longo Prazo.
“São ferramentas que promovem o pensamento técnico, como Mapa de Processos e Resultados, Mapa de Indicadores, por exemplo, com as quais trabalhamos as causas, consequências e a melhoria buscada pela política pública de modo a produzir indicadores que reflitam o trabalho do Governo do Estado pelas necessidades da População”, ressalta a subsecretária de Planejamento e Monitoramento, Danielle Oliveira.
As oficinas buscam aperfeiçoar o acompanhamento e avaliação de projetos e programas, onde equipes técnicas e gestores revisam e aprimoram os indicadores utilizados para medir o desempenho de políticas públicas. Segundo a Superintendente de Planejamento, Patrícia S. Oliveira, “ o processo de revisão dos indicadores completa o ciclo de revisão anual do Plano Plurianual 2024-2027, e encerra a primeira revisão sistemática do planejamento estadual, garantindo alinhamento entre o Plano de Governo e o planejamento as pastas.”
Os encontros serão destinados a todas as pastas do Executivo estadual e estão organizadas em 12 grupos temáticos. A primeira oficina teve como tema a Segurança, reunindo representantes da Polícia Militar (PMGO), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) e do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) para alinhar conceitos, parâmetros e formas de aplicação dos dados coletados.
“Nosso objetivo é apresentar e aplicar uma metodologia única para construção e padronização desses indicadores, garantindo que eles reflitam os problemas que o governo busca resolver na sociedade goiana”, ressaltou a gerente de Políticas de Médio e Longo Prazo, Evelyn de Castro Cruvinel.
Cerca de 250 servidores de todo o Estado estão envolvidos diretamente neste processo, coordenado pela Secretaria da Economia.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás






