Economia e CGE alinham a Gestão de Riscos em projetos


O auditor-chefe em Finanças e Controle da Controladoria Geral do Estado (CGE-GO), Reneilton de Abreu, se reuniu com servidores da Secretaria Economia para o alinhamento das etapas do processo de Gerenciamento de Riscos dos projetos resultantes das metas estabelecidas pelo Grupo de Planejamento e Inovação (GEPI).  A apresentação foi direcionada às representantes do Escritório de Compliance, aos gerentes de projetos e às equipes envolvidas nos projetos que atendem ao GEPI.

 “ Quero enfatizar a importância da Gestão de Riscos e as consequências de não incluí-la nos projetos de cada órgão do Estado”, disse o auditor-chefe em Finanças e Controle da CGE Reneilton de Abreu, ao abrir as discussões.

GEPI
O GEPI – Grupo Especial de Planejamento e Inovação foi criado pelo Decreto Estadual nº 10.173/2022, coordenado pelo Secretário-Geral de Governo com o objetivo de apresentar um Planejamento para executar o que foi proposto no Plano de Governo “Pra Seguir em Frente”, contendo: situação atual, proposta, metas, custos e prazos em relação a 10 áreas estratégicas, de forma a orientar a gestão pública estadual em 2023 e também nos anos seguintes.

As metas do GEPI  são projetos/ações estratégicas relevantes, mapeados pelos órgãos, sob a coordenação da Secretaria-Geral de Governo (SGG). Atualmente estão mapeadas 309 metas distribuídas entre 36 órgãos.

Metas Economia
“A Secretaria da Economia possui 11 metas no GEPI que se desdobram em um total de 41 projetos. O alinhamento hoje é para explicar que como fazer o levantamento de riscos destes projetos e incluí-los em nosso Sistema de Monitoramento e Acompanhamentodos Projetos Governamentais – GOMap”, acrescentou Reneilton Abreu.

A gerente de Planejamento Institucional, Daniella Balbino, relatou que já é utilizada uma ferramenta para gerenciamento de projetos na Economia, mas que não contempla o gerenciamento de riscos. 

“Precisamos fazer a gestão de riscos nesses projetos e para isso serão necessárias reuniões de identificação e monitoramento dos riscos. Essas reuniões precisarão ocorrer entre os gerentes de projetos e as respectivas equipes” afirmou Daniella.

"Gerir os riscos dos projetos do GEPI  é de grande relevância para a assertividade nos resultados a serem alcançados", avaliou a coordenadora do Escritório de Compliance, Jacqueline Bueno.

Também participaram da reunião a coordenadora do Escritório de Compliance, Jacqueline Bueno, Sara Gabriela e Anna Carolina; integrantes do programa pela Economia, os gerente de Modernização Institucional, Rafael Francisco Vieira Mendonça e de Planejamento Institucional, Daniella Balbino, além dos gerentes e equipes dos projetos.

Comunicação Setorial – Economia
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo