Servidores participam de treinamento sobre gestão e fiscalização de contratos

Curso abordou rotinas de fiscalização, com o objetivo de sistematizar os procedimentos de gestão contratual, e utilização de ferramentas de inteligência artificial
Mais de 40 gestores e fiscais de contratos na Secretaria da Economia participaram, nesta terça (17/6) e quarta-feira (18/6), do curso Gestão e Fiscalização de Contratos: o Uso da Inteligência Artificial. Promovido pela Superintendência de Gestão Integrada e organizado pela Coordenação de Gestão de Contratos da Gerência de Apoio Administrativo e Logístico, o evento foi realizado na sala de reuniões do bloco A, no Complexo Fazendário.
O superintendente de Gestão Integrada (SGI), João Paulo Marra, destacou a importância do treinamento para o uso consciente da tecnologia no serviço público. “A inteligência artificial não é um bicho de sete cabeças; ela veio para aumentar nosso desempenho e nossa produtividade. Aproveitem este momento para internalizar o conhecimento e aprender a fazer a uma gestão contratual mais correta, ágil e proativa, evitando possíveis problemas”.
Quem conduziu a capacitação foi o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Thiago Anderson Zagatto. O profissional tratou das rotinas de fiscalização, com o objetivo de sistematizar os procedimentos de gestão contratual e avaliar criticamente cada decisão e ação tomada ao longo da execução dos contratos.
“Temos a proposta de trazer um pouco da experiência prática, do dia a dia, para transformar esse conteúdo, que muitas vezes é denso e burocrático, em uma aula mais aderente à nossa forma natural de trabalhar”, explicou o instrutor, que também atua como fiscal de contrato.

Para o gerente de Apoio Administrativo e Logístico, Drayan Bouhid, a fiscalização é um ponto crucial no andamento das contratações e nos serviços prestados pela secretaria, sobretudo naqueles de dedicação exclusiva de mão de obra. “A Secretaria da Economia teve a preocupação de oferecer esse treinamento para que seja cada vez mais acurado o processo de gestão e fiscalização de contrato, que nada mais é, em uma linguagem mais simples, o acompanhamento contratual para que o serviço seja prestado da melhor forma”, explicou.
Inteligência artificial
O curso inicialmente seria on-line, com número reduzido de participantes. “Por conta da importância da temática, optamos por ampliar a quantidade de vagas e utilizar o formato in-company, com participação dos gestores e fiscais dos contratos mais volumosos da Economia”, afirmou a coordenadora de Gestão de Contratos, Liliam Suellen de Freitas Silva.
Liliam explica que as ferramentas de inteligência artificial já são utilizadas por parte dos gestores de contratos da Economia nas rotinas administrativas. A expectativa é ampliar a adesão com as estratégias apresentadas pelo instrutor, como IA para montagem de listas de verificação na gestão contratual, exemplos de soluções para checklists, fiscalização in loco e verificação de documentos.

Balanço
A capacitação, segundo Liliam Silva, “proporcionou aos gestores e fiscais de contratos uma imersão prática e atualizada nos principais aspectos legais, operacionais e tecnológicos da gestão contratual”.
Para Thiago Zagatto, foi uma experiência bem construtiva, com foco em aplicações práticas da inteligência artificial. Ele destacou que os recursos de IA ajudam a automatizar rotinas, simular situações com chatbots e facilitar tarefas como análise de documentos e elaboração de minutas.
Foto: Mariana Machado, Luisa Medeiros e Denis Marlon
Secretaria da Economia – Governo de Goiás