Contabilidade faz última reunião técnica do ano na Sefaz
14 de dezembro de 2017
O superintendente da Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, Ricardo Borges de Rezende, reuniu-se, na manhã de hoje (14/12), no complexo fazendário, com contadores de todos os órgãos da administração pública estadual para tratar dos procedimentos de encerramento do exercício de 2017. Essa é a última reunião técnica do ano do superintendente com os contadores públicos.
Representando o secretário da Fazenda, João Furtado, o superintendente Executivo da Dívida Pública, Contabilidade e Tesouro, Sílvio Vieira da Luz, pediu empenho dos servidores para o fechamento das contas e, ainda, “para o aprimoramento das fontes de receitas e redução de despesas para que o Estado possa melhorar o índice de disponibilidade de recursos”, ressaltou. Ainda na abertura, o superintendente executivo de Gestão, da Segplan, Antônio Eurípedes de Lima afirmou que o encontro “é mais uma etapa no sentido de se buscar a qualificação da informação contábil”, afirmou. A qualificação das informações contábeis também foi destacada pelo representante da Controladoria Geral do Estado e chefe da força tarefa criada para o fechamento das contas, André da Silva Goes. “Estamos atuando no sentido de se chegar a um fechamento de contas de forma qualitativa para evitar ressalvas”, afirmou. O superintendente do Tesouro Estadual, Oldair Marinho, também participou da reunião.
Para cumprimento do cronograma de encerramento do exercício vários procedimentos devem ser adotados por cada órgão, entre eles, o inventário dos bens móveis, imóveis e de consumo e o fechamento bancário mensal do mês de dezembro. Os principais tópicos, bem como os prazos que devem ser seguidos, foram apresentados durante a reunião de hoje. Após a explanação, Ricardo Borges abriu para tirar dúvidas dos participantes “Reuniões técnicas como essa com os contadores púbicos são importantes com vistas à uniformização dos procedimentos uma vez que eles são os responsáveis pelas informações contábeis, que depois serão consolidadas pela Contabilidade Geral”, afirmou Ricardo Borges.
Comunicação Setorial – Sefaz