Com foco em inovação, Economia inicia capacitação em inteligência artificial

Programação conta com palestras sobre aplicações e fundamento da IA, além de oficinas práticas. Formação segue até sexta-feira

A Secretaria da Economia deu início nesta segunda-feira (23/6) à “Capacitação em Inteligência Artificial para Lideranças – Jornada AI”, no auditório do Transamérica Collection Goiânia Órion, no Setor Marista. A formação vai até sexta-feira (27/6) e reúne 100 participantes, titulares das unidades básicas e complementares da Pasta.

O foco da formação é fortalecer a cultura de inovação, o protagonismo digital e o desenvolvimento de competências estratégicas entre os servidores que ocupam funções de liderança. A programação é dividida em dois momentos: de 23 a 25, os participantes assistem a palestras e conteúdos sobre fundamentos e aplicações da IA (AI Deep Dive); nos dias 26 e 27, participam de workshops práticos com foco em desafios diários do órgão (Lab Learning).

Na abertura do evento, a secretária-adjunta da Economia, Renata Lacerda Noleto, destacou a relevância do tema. “Trabalhamos com uma enormidade de dados, e o uso da IA tem que vir para nos auxiliar, para nos orientar”, afirmou. Ela explicou que a capacitação busca democratizar o acesso ao conhecimento e nivelar o entendimento sobre o tema entre os gestores: “Por isso escolhemos uma empresa que é referência em curadoria de conteúdo”.

O superintendente de Gestão Integrada, João Paulo Marra Dantas, reforçou o potencial da tecnologia. “Sou um grande entusiasta da IA no serviço público. Tenho experimentado na minha rotina diária e ela tem otimizado meu tempo e minhas entregas. Atividades que antes consumiam horas agora concluo em minutos”, relatou.

Palestras

A palestra de abertura foi conduzida por Cristiano Kruel, sócio da empresa responsável pela capacitação. Ele abordou o impacto da sobrecarga de informações e defendeu o domínio dos fundamentos como forma de lidar com as transformações tecnológicas: “Quando entendemos os fundamentos, lidamos melhor com as mudanças. É isso que estamos fazendo aqui”.

No período vespertino, Guilherme Barbosa apresentou conceitos e técnicas de Prompt Engineering, mostrando na prática como a formulação adequada de comandos pode impactar diretamente a qualidade e a precisão das respostas geradas por ferramentas de inteligência artificial.

Fotos: Denis Marlon
Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Ir para o conteúdo