COE é apresentada à Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O secretário da Controladoria da Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), Rodrigo Resende Ramos, visitou a Secretaria de Economia hoje (18/10) para conhecer trabalho relacionado à sonegação de impostos. Ele estava acompanhado do diretor Mário Lopes. Ambos foram recebidos pelo superintendente de Controle e Auditoria, Marcelo Mesquita, que lhes mostrou o trabalho da Central de Operações Estaduais (COE).
Os visitantes permanecem em Goiânia até amanhã (19/10) e vão conhecer o trabalho desenvolvido pela AGR, pois o município carioca pretende expandir sua ação na regulação de serviços. Eles gostaram do que viram na COE e o secretário Rodrigo Resende afirmou que “muitas práticas adotadas na Central podem ser aplicadas na Prefeitura”.
O superintendente Marcelo Mesquita falou que a COE, implantada desde abril deste ano, criou novo modelo de fiscalização, bastante inovador, com a utilização de ferramentas tecnológicas, para combater a evasão fiscal. Utiliza antenas e software capazes de acompanhar a circulação de mercadorias em trânsito para verificar se as cargas estão regulares.
A partir de dados coletados no trânsito pelas antenas que possuem leitor de placas dos veículos, é feito o cruzamento de dados utilizando diferentes malhas. Com isso, são emitidos alertas, por aplicativo de celular, aos auditores fiscais que estão na ponta para que sejam abordados os veículos com suspeita de irregularidades. “ É um monitoramento inteligente”, destacou.
De forma resumida, ele explicou que a COE foi bem-sucedida em duas áreas: no controle dos caminhões com cargas sem notas fiscais e no controle de empresas “noteiras” que emitem notas fiscais de forma fraudulenta. O serviço está sendo aperfeiçoado com parcerias, inclusive com a Polícia Rodoviária Federal.
Comunicação Setorial – Economia


