Cheque Mais Moradia chama atenção do MS


07 de julho de 2016

 

A secretária de Habitação do Mato Grosso do Sul (MS) e presidente da ABC Cohabs, Maria do Carmo Avesani, participou na tarde de hoje (7/7) de reunião com técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Agência Goiana de Habitação (Agehab), para conhecer o sistema do programa Cheque Mais Moradia, de Goiás, que já atendeu mais de 170 mil famílias carentes no Estado em todos os 246 municípios goianos. A perspectiva é que o programa também seja implementado no MS, assim como quer fazer o governo federal.

Gerente de Informações Econômico-Fiscais (Gief), Alaor Soares Barreto detalhou os procedimentos de implantação, legislação e de fiscalização Representando a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, o chefe de gabinete Sérgio Augusto de Oliveira lembrou que implementação de programas sociais requer “coragem para enfrentar os desafios”. Acompanhada do coordenador administrativo Tributário da Sefaz de Mato Grosso do Sul, Waldomiro Morelli Júnior, a secretária de Habitação Maria do Carmo disse os mecanismos do programa do Cheque Mais Moradia, de Goiás, é bem estruturado, mesmo porque a Sefaz goiana conta com meios eficientes de fiscalização do programa.

Ao final do encontro, Maria do Carmo Avesani elogiou o projeto e, mesmo considerando a complexidade do programa, disse que pretende apresentar e ver as disponibilidades do governo do seu Estado para implantar o Cheque Mais Moradia lá também. “Viemos animados e estamos saindo mais animados ainda”, concluiu. Participou do encontro ainda, o presidente da Agehab Luis Stival, acompanhado de outros técnicos da agência.

Cheque Mais Moradia

Uma das maiores marcas da administração Marconi Perillo, o Cheque Moradia foi reformulado em 2011, ganhando a denominação de Cheque Mais Moradia, e passou a atuar em todos os empreendimentos de interesse social em parceria com o governo federal, prefeituras e entidades sociais. Segundo o presidente da Agehab, Luiz Stival, “é um programa que prima pelo fortalecimento da economia regional, gerando emprego e renda nos municípios, e pela inclusão social de milhares de família que conquistam moradia digna”.
 
Este ano, o programa Cheque Mais Moradia, que é executado pela Agehab, foi premiado com o Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) como uma das melhores ações estruturantes de políticas habitacionais de interesse social. Desde sua criação, nos anos 2000, o programa tem servido de modelo para dezenas de Estados e municípios. Agora, com o governo do presidente interino Michel Temer acaba de ganhar sua versão nacional. A criação do Cheque Reforma, inspirado na experiência de Goiás, foi anunciada como o primeiro programa social da administração Temer para combater o déficit qualitativo de moradias e ajudar a fortalecer a economia do País.
 
Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo