Ana Carla explica necessidade de cortes nas despesas


15 de janeiro de 2015

A Secretaria da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, disse que os cortes na administração serão feitos para ajustar a máquina pública à reforma, em vigor deste o começo do mês. “A máquina estava superdimensionada. Agora temos de buscar o resultado nas contas do Estado. A ideia da fusão é buscar sinergia, aumentar eficiência e reduzir despesas, principalmente de custeio nas Secretarias que foram objeto de fusão”. As declarações foram dadas hoje (quinta-feira), pela manhã, em entrevista à Rádio 730, que durou praticamente meia-hora.

Ela também disse que o aumento de impostos não está na pauta no momento. “Estamos buscando a redução de despesas e o aumento efetivo da receita, de fiscalização, de melhoria interna nos processos e no atendimento ao contribuinte”.  Ana Carla disse ainda que a Sefaz trabalha com a Segplan e técnicos dos demais órgãos para fazer um levantamento do “esforço que teremos que fazer para devolver ao Tesouro a capacidade de investimento e não apenas custear as despesas de pessoal e com a dívida”.

Segundo a secretária, com o diagnóstico do grupo de trabalho será possível fazer os ajustes necessários. “Já temos uma ideia dos cortes mais óbvios como espaço físico, contratos de fornecimento de água, luz, telefone e limpeza das Secretarias onde houve fusão”, detalhou.

Um dos entrevistadores perguntou à secretária se a pasta poderia reverter o desconto feito nos repasses dos municípios. Ana Carla disse que não, pois o ressarcimento foi feito para receber valores repassados a maior pela Secretaria em 2012, por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ato, ela disse, foi definido no ano passado e já compõe a prestação de contas anual do Estado. A partir de agora a secretária da Fazenda afirma que nada será feito sem comunicação prévia aos municípios.

Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo