Agronegócio registra avanços em 2012


Considerado modelo no país, o sistema de Geoprocessamento Agrícola da Secretaria da Fazenda (Sefaz), encerra com um balanço positivo das atividades no setor de monitoramento agrícola para fins tributários, no Estado. Supervisionado pela Gerência de Arrecadação e Fiscalização (Geaf), a coordenação do Agronegócio realizou no decorrer de 2012 diversos trabalhos importantes como, a aquisição e registro de imagem de satélite. A Gerência de Combustíveis ganhou reforço com o registro de 86 cenas das imagens Landsat de 2011 a 2012; atualização do banco de dados das 34 usinas monitoradas, com a digitalização dos limites das propriedades.

O coordenador do Agronegócio, Geraldo Pacheco Saad, destaca outras realizações importantes do sistema de Geoprocessamento da Sefaz, como a atualização do banco de dados geográfico do SIG das 12 delegacias regionais a partir de dados dos contribuintes disponibilizados no terminal Sefaz. Saad cita também o registro e classificação das imagens Resourcesat e Landsat para o monitoramento agrícola, bem como a geração das respectivas notificações o que facilita o trabalho do fisco nas delegacias regionais. No ano passado, auditores fiscais da Sefaz do Maranhão vieram conhecer o funcionamento do sistema de geoprocessamento goiano para implementar projeto semelhante naquele Estado.

Monitoramento

Os investimentos em pesquisa e tecnologias avançadas permitiram que em 2012, que 1.079 contribuintes goianos pudessem ser supervisionados pelo sistema de Geoprocessamento, da Sefaz. As usinas de açúcar e álcool também estão sendo monitoradas pelo sistema, um total de 3.433 empresas.
Geraldo Saad lembra que 2012  foi um período de muitas realizações, principalmente em relação à divulgação das atividades desenvolvidas pelo projeto do Agronegócio, que tem despertado interesse de outros estados em conhecer o funcionamento do projeto goiano.

Comunicação Setorial – Sefaz

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo