Agente de endemias realiza inspeção de combate à dengue na Economia

A Secretaria da Economia, por meio da Superintendência de Gestão Integrada (SGI), recebeu hoje a visita de um agente  do Controle de Vetores de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. O objetivo é identificar possíveis  focos do mosquito Aedes Aegypti. Além da dengue, o mosquito transmite chikungunya e zika vírus. "Sem a colaboração de todos não será possível combater a dengue. Apenas a dedetização não é suficiente”, frisou o superintendente da SGI, Thalles Paulino.

A inspeção foi realizada pelo agente de endemias do Controle de Vetores de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia,Cléber Sampaio de Brito, que é responsável pela região de Campinas-Centro. Segundo o agente, são comuns dois tipos de focos: o natural – principalmente em árvores – e o artificial que se prolifera em água parada em copos descartáveis e outros lixos abandonados no ambiente. “Aqui na Economia encontramos muitos focos em copos plásticos e embalagens de marmitex jogados aos arredores e na mata. Também identificamos focos nas calhas e em resíduos de construção abandonados”, disse o agente.

A SGI enfatiza e alerta sobre a necessidade de conscientização do servidor para não jogar copos, marmitex e outros resíduos no chão. “O manejo adequado e consciente do lixo  e a dedetização são essenciais para eliminação de possíveis focos ou situações que ofereçam risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, frisou o técnico de Segurança do Trabalho da Economia, Itamar da Silva Ribeiro.

Com base no levantamento feito nesta segunda-feira, será realizada a aplicação de fumacê, especialmente na área adjacente à mata. Além disso, a SGI também agendou a dedetização das dependências do complexo fazendário. Outras ações de conscientização serão realizadas. O superintendente Thalles Paulino adianta que no dia 20 de janeiro será realizada a Feira Economix Especial, na oportunidade serão distribuídas as gotas profiláticas contra os sintomas da dengue.

Comunicação Setorial – Economia

 

 

Governo na palma da mão