Ação conjunta combate sonegação e venda clandestina de bebidas na capital

Operação atingiu nove alvos em diversas regiões da Capital
A Secretaria da Economia, por meio da Receita Estadual, e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT) realizaram nesta terça-feira (15/10) a “Operação Gatsby”, com o apoio do Batalhão Fazendário da Polícia Militar. A ação foi deflagrada em nove distribuidoras de bebidas de Goiânia, localizadas em diferentes regiões, com o objetivo de combater a evasão fiscal no comércio de bebidas.
As investigações tiveram como base informações da Gerência de Inteligência Fiscal da Secretaria da Economia. A operação mobilizou cerca de 80 servidores, divididos em equipes que saíram do Complexo Fazendário às 10 horas, sob o comando do delegado fiscal de Goiânia, Ricardo Lucena, e do delegado da DOT, Alexandre Alvim. A ação contou com o Apoio Fiscal Fazendário da Economia, além de auditores fiscais e militares do Batalhão Fazendário.
A principal suspeita estava relacionada ao uso de máquinas POS em nome de terceiros – não dos estabelecimentos – para evitar o pagamento do ICMS. Com essa tática, as empresas não emitem documento fiscal nas vendas. As máquinas suspeitas foram apreendidas e servirão de base para a lavratura dos autos de infração pela Delegacia Fiscal Regional de Goiânia.
Em todos os estabelecimentos vistoriados há “indícios robustos de sonegação”, afirma o delegado fiscal de Goiânia, Ricardo Lucena. Já o delegado da Polícia Civil Alexandre Alvim destaca que a operação também tem “caráter pedagógico”, ao coibir a venda clandestina de bebidas, especialmente em um momento em que há registros de adulteração com metanol, substância que compromete a saúde do consumidor.
Os investigados poderão responder por crime tributário, além de serem obrigados ao pagamento do ICMS sonegado. A operação também evidencia que a venda sem nota fiscal compromete a rastreabilidade e a confiabilidade das bebidas, quanto à origem e à qualidade dos produtos, colocando em risco a saúde do consumidor e afetando a arrecadação estadual.
O nome da operação refere-se ao livro de F. Scott Fitzgerald o “Grande Gatsby” que retrata milionário que fez fortuna com bebida clandestina nos EUA.



Secretaria da Economia- Governo de Goiás


