Economia participa da Semana Fazendária, no Rio Grande do Sul

Evento reuniu gestores fazendários de todo o país para discutir inovação, gestão de pessoas e modernização tributária

A Secretaria da Economia de Goiás participou da Semana Fazendária, evento que reuniu gestores e técnicos das áreas de finanças públicas de todo o país. O encontro ocorreu em Porto Alegre até o último dia 10. Equipes da Economia das áreas de Orçamento, Tesouro, Gestão de Pessoas e do Profisco participaram das discussões promovidas pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

O evento promove a troca de experiências entre estados e busca soluções conjuntas para aprimorar a administração fazendária, a gestão de pessoas e os projetos de modernização tributária e financeira.

Ranking
Na ocasião, o subsecretário de Orçamento da Economia, Mário Mendes, apresentou o Ranking de Execução Orçamentária, ferramenta desenvolvida pela Secretaria da Economia de Goiás para aprimorar o acompanhamento da execução das despesas estaduais. Criado em 2024, o ranking compara o desempenho dos órgãos do Executivo por meio de indicadores padronizados e de um painel interativo com dados em tempo real.

A iniciativa, que vem se consolidando como referência nacional, estimula a adoção de boas práticas e o compartilhamento de experiências voltadas à eficiência na gestão orçamentária.

Cogef​
Como parte da programação da Semana Fazendária, foi realizada em Porto Alegre, entre 6 e 8 de outubro, a 65ª Reunião da COGEF, que reuniu representantes das Secretarias de Fazenda para discutir gestão fiscal, inovação tecnológica e reforma tributária.

O encontro teve como destaque o uso da Inteligência Artificial na modernização fazendária, com apresentações de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A Reforma Tributária do Consumo esteve no centro das discussões, com grupos de trabalho apresentando avanços na preparação dos estados.

O PROFISCO e o apoio do BID foram ressaltados como pilares da modernização da gestão fiscal no país. O evento também evidenciou boas práticas de estados e municípios e o fortalecimento da cooperação entre as administrações fazendárias

Pelo PROFISCO participaram: Aubirlan Borges Vitoi (Diretor -executivo), Daniela Hinhug Vilarinho ( Coordenadora de Aquisições do PROFISCO) e Glaucus Moreira Nascimento e Silva (Coordenador Técnico).

Gestão de Pessoas
A gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Kamilla Lemos, compartilhando o case de sucesso “Observatório da Rede de Pessoas do Estado de Goiás”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). A ferramenta tem se mostrado uma forma estratégica de monitoramento e gestão de dados de pessoal, contribuindo para uma visão mais integrada e analítica da força de trabalho do Estado.

GDFAZ 2025
A Secretaria da Economia do Estado de Goiás participou ainda das ações do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), um dos grupos temáticos do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONSEFAZ), voltado ao fortalecimento da Gestão e Desenvolvimento Fazendário.

O GDFAZ 2025 tem como missão promover o aprimoramento da gestão pública, estimulando a inovação, o uso de tecnologia e a valorização das pessoas como agentes de transformação.

A comitiva da Economia participou de reuniões técnicas e visitas institucionais, como à Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, com o objetivo de trocar experiências e fortalecer parcerias entre as administrações tributárias estaduais.

Da Secretaria da Economia, participam do evento: Mário Mendes (subsecretário Central de Orçamento), Wederson Xavier de Oliveira (subsecretário do Tesouro Estadual), Kamilla Lemos (gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), Lauren Scalco (integrante da área de Capacitação e Desenvolvimento), Alexandre Demartine (Profisco).

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão