Serviço de Inspeção da Agrodefesa tem avaliação positiva em auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura
O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa recebeu avaliação positiva da equipe de auditores fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa que, ao longo desta semana, realizou auditoria para conferir a conformidade do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) dos produtos de origem animal realizados pela Agência. As tarefas incluíram levantamento de dados, avaliação de procedimentos operacionais, análises de normativas, decretos e leis, e também visitas a estabelecimentos integrantes do cadastro geral do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
Todo o trabalho foi conduzido pelos auditores fiscais federais agropecuários Alexander Magalhães Goulart Dornelles, André Brandão Alves e Patrícia Damian. No retorno ao Mapa, em Brasília, eles irão elaborar o relatório final que será encaminhado posteriormente à Agrodefesa. O objetivo da auditoria foi justamente verificar a conformidade dos serviços de inspeção realizados pela Agência. Isso porque em 2014, ela foi habilitada pelo Ministério a desenvolver atividades equivalentes às realizadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) no âmbito do Estado de Goiás, por meio do SIE, o que permite às indústrias goianas comercializar produtos também para o território nacional.
Melhorias
Na reunião de encerramento, realizada hoje (28/6) na Agrodefesa, os auditores alinharam alguns aspectos relevantes, em especial oportunidades de melhorias a serem implementadas no âmbito da Agrodefesa, visando adequar ainda mais a inspeção estadual com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Uma delas diz respeito à capacitação dos profissionais técnicos que atuam na inspeção propriamente dita, para que os procedimentos operacionais sejam harmônicos com as diretrizes da equipe gerencial. Outra sugestão de melhoria é a modernização dos laboratórios para maior suporte na realização de exames indispensáveis à comprovação da qualidade dos alimentos.
Finalmente, sugeriram a adequação de normativas estaduais às utilizadas pelo SIF, como forma de assegurar a uniformidade das operações. A assessora técnica da Presidência, Elíria Alves Teixeira, e o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, enfatizaram que as observações feitas pela equipe de auditoria são pertinentes e bem-vindas e deverão ser implementadas pela Agência ao longo do tempo.
A equipe do Mapa fez questão de destacar o comprometimento e o empenho da equipe da Gerência de Inspeção da Agrodefesa na realização de suas tarefas em conformidade com os dispositivos legais. O coordenador da auditoria pelo Ministério, Alexander Dornelles, observou que é perceptível a evolução da Agrodefesa na realização dos serviços e na disposição de internalizar as sugestões, promovendo as melhorias necessárias. O presidente da Agência, José Essado Neto, após agradecer a equipe do Governo Federal, fez questão de elogiar e agradecer a equipe da Gerência, pela dedicação no cumprimento de suas tarefas.
Convênio
Um aspecto relevante tratado na reunião de hoje diz respeito a um convênio firmado pela Agrodefesa em 2015 com o Ministério da Agricultura, no âmbito do Serviço Unificado de Atenção à Agropecuária – SUASA, para fortalecimento das ações de inspeção de produtos de origem animal. Parte dos recursos foi repassada, mas a última parcela, no valor de R$ 1.699.247,60 milhão ainda não foi disponibilizada. Em função disso, a direção do Agência e os representantes do Mapa se comprometeram a adotar providências conjuntas para que os recursos sejam liberados, o que vai contribuir para a melhoria do Serviço de Inspeção Estadual.
Participaram da reunião de hoje, além dos auditores do Mapa e dos dirigentes da Agrodefesa, também o gerente de Inspeção, Paulo Roberto Lucas Viana Filho e as fiscais estaduais agropecuárias Juliana Flor, Michelle Nana, Marta Ferreira, Fernanda Aquino, Flávia Ribeiro e Coraci de Paula. Vale dizer que a equipe da Gerência acompanhou e ofereceu todo o suporte necessário para que os técnicos do Mapa pudessem realizar seu trabalho.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546