Secretaria da Agricultura, Agrodefesa, Emater e Ceasa firmam Termo de Cooperação Técnica

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Emater Goiás e a Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás – Ceasa-Goiás firmaram nesta sexta-feira (29/3) um Termo de Cooperação Técnica para implantação do Sistema Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Siapa.

O documento foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado; pelo titular da Seapa, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; pelo presidente da Agrodefesa, José Essado Neto; presidente da Emater-Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende e pelo presidente da Ceasa-goiás, João Batista de Freitas Lemes. A solenidade foi na sede da Secretaria da Agricultura, em Goiânia, como parte da programação do evento que criou o Conselho Consultivo e da instalação da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos, integrado por órgãos públicos e todas as entidades representativas do setor produtivo goiano.

Desburocratização

O Termo de Cooperação Técnica que envolve os organismos do setor público agrícola tem como objetivo melhorar o atendimento ao produtor rural, agroindústrias e demais agentes do agronegócio, promovendo a desburocratização e a transparência nas ações, redução de custos operacionais da Secretaria e suas jurisdicionadas, além do compartilhamento de informações, tecnologia, estruturas físicas e servidores.

O presidente da Agrodefesa, José Essado Neto, observou que a integração das áreas afins do setor agrícola será fundamental para a adoção de estratégias conjuntas, contribuindo para evitar desperdício de recursos e superposição de tarefas, o que resultará na ampliação dos resultados e na troca de experiências para a condução das atividades. Ele enfatizou que é uma forma de atuação cooperada, com metas comuns, mostrando que o agronegócio é de todos.

Na execução das atividades serão formados grupos de trabalho com servidores das instituições, para a definição do Plano de Ação e de Execução. No documento assinado há previsão de integração do sistema de informação e base de dados para estudos e inteligência governamental, voltados à agricultura, pecuária, sanidade, pesquisa, extensão e abastecimento, visando efetivar a transparência de mercado, compartilhamento de resultados, levantamentos e estudos entre participantes e a sociedade. O termo também estabelece garantia de fiscalização integrada e efetiva dos bens e aplicação dos repasses de recursos federais e estaduais destinados à execução das políticas públicas voltadas à agricultura, pecuária, pesquisa, extensão e abastecimento.

O Agro é de todos

Durante toda a tarde desta sexta-feira (29/3), dirigentes de órgãos do setor público agrícola, técnicos, pesquisadores e representantes de mais de 40 entidades do setor produtivo rural estiveram reunidos para a instituição da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio no Estado de Goiás, uma espécie de Conselho Consultivo do Agro. A meta principal é a elaboração conjunta de uma pauta positiva e propositiva do segmento e avaliar as principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no seu fortalecimento.

O secretário de Agricultura, Antônio Carlos, explica O Agro é de todos pretende fortalecer as diretrizes de atuação da Pasta e ajudar na construção de proposições para o segmento, possibilitando a implementação de políticas públicas que sejam cada dia mais eficientes e condizentes com os anseios do setor agropecuário goiano. “O foco é que todas as entidades representativas do agro estejam integradas neste conselho, contribuindo nas discussões e no estabelecimento de ações que trarão benefícios não apenas para o campo, mas para toda a sociedade”, afirmou Antônio Carlos. Ele ressaltou ainda que a agropecuária é a principal atividade econômica em vários municípios goianos e a ideia é ampliar esse protagonismo.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo