Prêmio Goiás Mais Transparente do Governo de Goiás destaca órgãos que mais avançaram em transparência pública

Cerimônia de entrega do troféu foi realizada hoje (8/12) pela Controladoria-Geral do Estado no auditório da Associação Goiana do Ministério Público de Goiás, em Goiânia

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) foi um dos órgãos que receberam o troféu e o Selo Ouro em Transparência Pública no ciclo de 2022 outorgado pelo Governo de Goiás por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), na solenidade de divulgação do ranking do Prêmio Goiás Mais Transparente. Do setor público agrícola também se destacaram a Emater-Goiás e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ao todo, 29 órgãos foram contemplados por terem atingido o índice de 100% no Ranking da Transparência, em avaliação realizada pela CGE em parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com base em critérios técnicos e administrativos e em conformidade com o Programa de Compliance Público do Governo de Goiás (PCP). O evento fez parte da programação da Semana Internacional de Combate à Corrupção, edição 2022, organizada pelo Governo de Goiás.

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, enfatizou a importância dos avanços alcançados na transparência dos dados e informações relativas ao Poder Executivo. "Nosso líder, o governador Ronaldo Caiado, é quem está à frente de tudo isso. Está sempre atento à necessidade de aprofundamento na transparência pública, principalmente no trato com o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos", destacou Ziller.

A representante da instituição anfitriã do evento, a coordenadora de Projetos Institucionais do MP, promotora de Justiça Sandra Mara Garbelini, apontou a transparência como "primeira ferramenta de combate à corrupção". "Estamos galgando cada vez mais essa luta em um processo evolutivo, com viés não punitivo, mas corretivo. Esse espírito está no Brasil todo e permeando as nossas leis", disse ela.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Joaquim Alves de Castro Neto, levou ao evento o que chamou de "gesto de reconhecimento" do órgão pelas ações da atual gestão do Executivo estadual. "Principalmente, pelo respeito ao dinheiro público que o governador Ronaldo Caiado tem. É um cumpridor da legislação”, pontuou ele citando exemplos de normas legais e repasses financeiros cumpridos à risca pelo chefe do Executivo. A Assembleia Legislativa foi representada pelo diretor de Informação e Divulgação da Presidência, Leonardo Razuk.

Importância

A Agrodefesa marcou presença na cerimônia com participação do diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha, que representou o presidente da Agência, José Essado; e também do diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; da assessora Técnica da Presidência, Elíria Alves Teixeira e do responsável pela Transparência na Agrodefesa, José de Souza Reis Filho.

Ao fim da solenidade, Augusto Amaral falou da importância da conquista, reforçando que a premiação é um grande estímulo a todos os servidores, pelo empenho e dedicação em consolidar avanços nas ações de transparência e boas práticas de gestão. “É uma grata satisfação alcançar o índice de 100% na transparência pública, o demonstra o comprometimento de toda nossa equipe em cumprir as orientações da CGE”, observou ele.

O responsável pela Transparência na Agrodefesa, José Reis, lembrou que o o ranking é elaborado com rigor técnico e administrativo, com base na transparência ativa (informações divulgadas no site) e passiva (informações solicitadas pelos cidadãos), por meio da página de acesso à informação do órgão e também pelo Sistema de Ouvidoria.

Solenidade de entrega do Prêmio Goiás Mais Transparente, realizada na Associação do Ministério Público, em Goiânia 

Equipe da Agrodefesa recebe o troféu. Elíria Teixeira, Augusto Amaral (que representou o presidente José Essado), Sérgio Paulo Coelho e José Reis  

Troféu Ouro pelo alcance do índice de 100% no Ranking da Transparência coordenado pela Controladoria-Geral do Estado

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – com informações da CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo