Médicos veterinários fiscais da Agrodefesa fazem Curso de Capacitação em Sanidade Aquícola

Foi aberto na tarde de hoje (4/12) o Curso de Capacitação em Sanidade Aquícola para 25 médicos veterinários fiscais estaduais agropecuários da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa. As atividades teóricas são desenvolvidas no auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia – EVZ da Universidade Federal de Goiás, no Campus 2. Estão previstas também aulas práticas. O curso, que vai até sexta-feira (6), é organizado pela Gerência de Sanidade Animal da Agência, com o objetivo de capacitar os fiscais para atuação no segmento de piscicultura.

Na abertura do curso, o presidente José Essado falou da importância da atividade aquícola para a economia goiana e da necessidade de técnicos cada vez mais capacitados para aprimorar os processos de produção, estimular os novos projetos e garantir a sanidade dos animais. Estiveram presentes também o superintendente Federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França; o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Animal da SFA-Goiás, Luiz Antônio Cardoso Danin, e a diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia, Maria Clorinda Soares. Todas as palestras e aulas teóricas e práticas são ministradas por professores, mestres e doutores da EVZ, por técnicos da iniciativa privada, auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e profissionais da Agrodefesa.

Programação

Até o fim do curso será cumprida ampla programação com palestras e atividades teóricas. Após a abertura dos trabalhos, a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade de Animais Aquáticos da Agrodefesa, médica veterinária Carla Giovanna Nunes de Farias Leite Coelho, fez palestra sobre o Programa. Outros temas a serem abordados na parte teórica hoje e amanhã são referentes a Programas Oficiais de Sanidade Aquícola, Programas de Biossegurança Aplicada à Piscicultura, Anatomia e Fisiologia de Peixes Aplicada às Principais Doenças, Principais Doenças Fúngicas e Virais Encontradas nas Pisciculturas Goianas, Principais Doenças Parasitárias e Bacterianas Encontradas nas Pisciculturas Goianas e ainda Coletas, Condicionamento e Remessa de Material.

Amanhã à tarde serão ministradas as aulas práticas com abordagem de temas como Anatomia e Fisiologia de Peixes Aplicada às Principais Doenças; Coletas, Condicionamento e Remessa de Material; Qualidade da Água, Instalações e Sistema de Produção; Uso Correto de Equipamentos e Materiais para Diagnósticos de Enfermidades na Piscicultura; Diagnóstico das Principais Doenças da Piscicultura Goiana e Anatomia e Fisiologia de Peixes Aplicada às Principais Doenças. As atividades serão encerradas na sexta-feira com abordagem do tema Principais Achados na Inspeção de Animais Aquáticos em Goiás, pela médica veterinária Michelle Nana Ferreira Barbosa, fiscal da Agrodefesa.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo