José Essado visita Laboratório de Classificação de Produtos de Origem Vegetal da Agrodefesa
O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, José Essado Neto, visitou hoje (28/3) o Laboratório de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, instalado no Setor Universitário, em Goiânia. A unidade faz análise e classifica grãos como arroz em casca, arroz beneficiado, feijão, milho, soja, sorgo e canjica de milho. Está ligada administrativamente ao Laboratório de Análise de Sementes – LabSem. Na semana passada, o dirigente da Agência conheceu as estruturas e o funcionamento de outras três unidades laboratoriais do órgão, localizadas em Goiânia. Confira mais informações.
Na visita ao Laboratório de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, José Essado esteve acompanhado da diretoria Técnica e de Inspeção da Agrodefesa, Elíria Alves Teixera; do diretor de Fiscalização, Sérgio Paulo Coelho e do assessor da Diretoria Técnica, Ramon Rizzo Vasques. No local, a comitiva foi recebida pela gerente do LabSem, Anna Carla Souza Luccas, que fez a apresentação da equipe de trabalho, das instalações, equipamentos e procedimentos operacionais.
Desempenho
O serviço de classificação vegetal era executado anteriormente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa que, posteriormente, credenciou a Agrodefesa para realização deste trabalho. Com o número de registro GO 000602-5 no Mapa, válido até abril de 2023, a Agência conta com outros seis postos de classificação em igual número de Unidades Operacionais Locais situadas em Anápolis, Bom Jesus de Goiás, Ceres, Chapadão do Céu, Jataí e Rio Verde.
As atividades são desenvolvidas por demanda, na maioria dos casos nos processos de aquisição de produtos pelo Governo Federal, com observância de critérios técnicos e legislação pertinente como instruções normativas e portarias do Mapa. Em 2018, os produtos que se destacaram em classificação foram milho, canjica de milho, feijão e arroz beneficiado.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546