Governador Ronaldo Caiado anuncia conjunto de ações para reforçar segurança no campo

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (29/3) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg, o governador Ronaldo Caiado anunciou um conjunto de ações com o objetivo de reforçar a segurança rural, mais especificamente para fortalecer o combate à criminalidade na zona rural com policiamento ostensivo. Uma das principais medidas foi a entrega de 50 viaturas no estilo pick-up de cabine dupla de uso on e off road com alto desempenho e tecnologia e preparadas para uso da Polícia Militar, todas com tração 4×4 e motorização a diesel.

Na mesma oportunidade foi oficializado o repasse de R$ 250 mil pelo Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária – Fundepec, para a conclusão da reforma e estruturação do Batalhão da Polícia Militar Rural, que contará com o Centro de Comando Rural, com sede na antiga Estação Ferroviária de Campinas, em Goiânia. No local serão coordenadas todas as ações de policiamento rural no Estado. Além do Fundepec, a Faeg também é parceira da iniciativa.

O evento reuniu autoridades do setor público como o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda; o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o comandante da Polícia Militar, coronel Renato Brum; o presidente da Faeg, deputado José Mário Schreiner; o presidente do Fundepec, Joaquim Guilherme de Souza e o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, José Essado Neto.

Compromisso

Durante a solenidade, o governador Ronaldo Caiado disse que está resgatando mais um compromisso firmado com o segmento do agronegócio e com os pequenos produtores rurais, de melhorar a segurança no campo. Por isso determinou que os órgãos de segurança adotassem atuação operacional firme de combate ao crime no campo e, ao mesmo tempo, desenvolvessem um trabalho sistemático com planejamento estratégico focado na inteligência e na prevenção, envolvendo também o trabalho da Polícia Civil e comunidades rurais como um todo.

De acordo com relatório de ocorrências da zona rural divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, Rio Verde e Bela Vista de Goiás são os municípios com mais registros de crimes no campo nos últimos dois anos. Em todo o Estado o furto de bovinos aparece no topo da lista de crimes rurais. Nos últimos dois anos, a Agrodefesa, que detém cadastro de todas as propriedades rurais do Estado cobertas pelos programas de defesa vegetal e animal, tornou-se parceira do Programa de Patrulhamento Rural, que tem participação também da Faeg/Senar, com foco no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais. Atualmente são utilizados GPS e até drones, o que proporciona mais agilidade aos policiais no atendimento de ocorrências.

Conselho de Segurança

A cerimônia desta manhã na Faeg foi marcada também pela posse dos membros do Conselho de Segurança Rural do Estado de Goiás, que participará de forma efetiva da elaboração de ações para garantir mais segurança no âmbito rural. O Conselho Rural vai colaborar ainda na formulação de diretrizes para os demais conselhos de segurança que existem no Estado, incluindo a captação de recursos junto à iniciativa privada para aplicação em ações destinadas a garantir a segurança no campo.

Os integrantes do Conselho de Segurança Rural são Augusto César de Andrade (presidente); Eduardo Veras de Araújo (vice-presidente); Fernando Borges Fernandes (secretário); Eduardo Oliveira Cabral (tesoureiro). São membros efetivos do Conselho Fiscal Hidelbrando José Marques Júnior, Watson Arantes Gama e João Henrique Duarte Sobrinho. Vão atuar como membros suplentes do Conselho Fiscal Luciano Jayme Guimarães, César Savini Neto e Arno Bruno Weis. A entidade terá como colaboradores Gustavo Castro Dourado Pereira, Wanderley Rodrigues de Siqueira e Cacildo Alves da Silva.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

    

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo