Goiás, por meio da Agrodefesa, terá acordo com Distrito Federal para ações de defesa animal e vegetal
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, e o Governo do Distrito Federal, por intermédio da pela Secretaria de Agricultura – Seagri-DF, vão firmar Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de atuar conjuntamente em ações e operações relativas a fiscalização nas áreas de defesa animal e defesa vegetal. As discussões para estabelecimento do acordo foram iniciadas em agosto deste ano e, nesta quinta-feira (6/12), uma equipe de técnicos da Seagri-DF esteve reunida com autoridades da Agrodefesa para finalizar os detalhes do acordo.
O presidente da Agência, José Manoel Caixeta, disse que a iniciativa tem grande importância, porque vai permitir a integração das ações de defesa agropecuária em Goiás e no DF, proporcionando maior eficiência e eficácia em atividades de fiscalização sanitária animal e vegetal, em especial quanto à emissão de guias de transporte e comercialização de produtos nas duas unidades federativas. Caixeta informa também que, pelo acordo, a Agrodefesa poderá ceder à Siagri-DF a plataforma operacional do Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás – Sidago, ferramenta fundamental no atendimento aos produtores rurais.
Este será o primeiro acordo com essas características a ser firmado entre os entes federativos. Pelas características da divisa de Goiás com Distrito Federal, muitas propriedades rurais ficam em áreas contíguas dos dois estados, o que torna a cooperação ainda mais relevante. Participaram da reunião na Agrodefesa os técnicos do DF Bernardo Alkimim Lafetá, Marco Antônio de Azevedo Martins, Pablo Aníbal Pereira Marasiaj e Carina Miwako Ichida. Pela Agrodefesa estiveram presentes os gerentes de Fiscalização Animal, Janilson Azevedo Júnior; o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal; o gerente de Fiscalização Vegetal, Márcio Antônio de Oliveira e Silva; o gerente de Cadastro, Convênios e Inspeção, Paulo Roberto Lucas Viana; a gerente em exercício de Sanidade Vegetal, Fernanda de Sillos Faganello, o coordenador do programa de Soja, Mário Sérgio de Oliveira e a assessora da Presidência, Rossana Serrato.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546.