Gerentes e Supervisores Regionais participam de treinamento de Liderança

















Com o objetivo de capacitar ainda mais os gerentes e supervisores regionais da Agência Goiana de Defesa (Agropecuária), foi iniciado na manhã desta segunda-feira (17), na Superintendência da Escola de Governo de Goiás, o treinamento de Liderança e Gerenciamento de Equipes. Ministrado pelo professor e especialista em desenvolvimento de gerentes, Gilberto Minasi, o curso possibilita a reflexão e o entendimento do papel do gerente e as medidas necessárias para uma gestão eficiente.

O especialista explica que, em muitos casos, o gestor carrega mais conhecimentos técnicos do que de gestão. “O curso é necessário para que esses profissionais desenvolvam seu potencial de gestão com qualidade e quantidade de informações”, destaca o professor. Minasi fala ainda que essa capacidade gerencial e de gestão só é adquirida em cursos de desenvolvimento como o de Liderança e Gerenciamento de Equipes.

O presidente da Agrodefesa Arthur Toledo fez a abertura do treinamento e falou do papel do Governo em possibilitar cursos de capacitação. “O governador Marconi Perillo criou estratégias fundamentais para a qualificar os servidores do Estado. Sem dúvidas, são ações inovadoras que agregam valor ao nosso trabalho”, disse ele. Arthur reforçou que é preciso ir além da técnica. “Precisamos entender de gente para prosseguir com sucesso no caminho da gestão”, salientou o presidente.

Programação

O treinamento será realizado em três dias e o especialista debaterá quatro temas: Gerência X Liderança, Gerenciamento no Setor Público, O Poder e Auto Liderança. Para a eficiência do curso, os participantes receberam uma apostila com todos os itens de estudo. No material o conceito de gerência é amplamente variável em função de fatores culturais, pessoais e organizacionais. Na apostila fala também que gerenciar no sentido amplo significa exercer todas as atribuições da gerência.

O material aborda ainda o Gerenciamento no Setor Público. O estudo destaca que constrói-se um consenso em torno da necessidade de transformar as práticas do setor público, em favor de um Estado mais ágil, eficiente e focado em resultados para o cidadão. É ao mesmo tempo mais complexo e desafiador que o setor privado.

Já o poder é definido como um tema que está presente em todo o corpo social. É estudado e debatido em diversas áreas do conhecimento, tendo conceitos diferentes. A noção de poder está implícita no processo de influência social que caracteriza as relações interpessoais. O tema Auto Liderança trará debates como inteligência emocional e as cinco áreas de habilidades do assunto.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Leydiane Alves / Foto: Cleomar Nascimento – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo