Em videoconferência, diretoria e coordenadores Regionais da Agrodefesa avaliam atividades e alinham novas ações

O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, José Essado, promoveu hoje (3/4) mais uma videoconferência com participação dos diretores e dos coordenadores das 12 Unidades Regionais espalhadas pelo Estado. O objetivo foi avaliar as atividades desenvolvidas e o desempenho da agência neste período de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19 e também para alinhar novas ações e providências para os próximos dias, de modo a que todos os serviços prestados pela Agência aos produtores rurais tenham continuidade.

Na abertura dos trabalhos, José Essado falou do novo decreto anunciado hoje pelo governador Ronaldo Caiado, estendendo por mais 15 dias o período de quarentena, com poucas alterações em relação ao primeiro. “É dentro dessa realidade que temos de continuar o nosso trabalho. A dedicação de cada um de vocês e dos demais servidores é fundamental para mantermos todos os nossos serviços de defesa vegetal e animal no Estado de Goiás”, enfatizou Essado, ressaltando que o setor produtivo rural tem papel fundamental neste período, para garantir o alimento da população.

Pontos comuns

Além dos diretores, todos os coordenadores de Unidades Regionais tiveram oportunidade de falar sobre a dinâmica do trabalho, especialmente pela implementação do teletrabalho, dos atendimentos presenciais nas unidades Regionais e Locais em forma de rodízio e até mesmo dos servidores que foram colocados em sobreaviso. De modo geral, os coordenadores relataram situações comuns, como a fiscalização de leilões em conformidade com a Portaria da Agrodefesa que limita a participação de 30 pessoas, para evitar aglomerações, e a necessidade de presença de policiais no evento. Em muitas regiões os leilões foram suspensos, especialmente os maiores. Quantos aos demais se adaptaram às normas emitidas pela Agência.

Uma das questões mais recorrentes é a dificuldade de emissão de Notas Fiscais após a emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA, situação que será agora levada à Secretaria da Economia para solução do problema que ocorre principalmente em municípios menores. Outro ponto comum é a queda verificada na emissão de GTAs, principalmente por causa da redução do número de leilões, da suspensão de eventos pecuários, pela menor movimentação de animais entre propriedades e pela redução das escalas de abate nos frigoríficos, tudo em decorrência do avanço do Coronavírus.

Na avaliação geral, os coordenadores relataram que todos os serviços básicos essenciais da Agrodefesa estão sendo executados, tais como emissão de GTA, fiscalização fitossanitária, fiscalização do uso de agrotóxicos, inspeções sanitárias animais e outros. Os coordenadores aproveitaram o encontro virtual para reforçar o pedido de equipamentos de proteção como máscaras, álcool 70 e sabão. Foram informados de que a direção da Agência já adotou providências, mas tem encontrado dificuldades junto aos fornecedores devido à grande demanda por esses artigos.

Houve relatos também de unidades locais que estão sem funcionamento presencial, já que estão localizados em prédios municipais e que foram fechados pelas prefeituras. Ainda assim, os servidores da Agrodefesa que atuam nesses locais estão trabalhando e atendendo em suas próprias casas ou por meio eletrônico, de modo que nenhum produtor rural fica sem ser atendido.

Ao final dos trabalhos, José Essado pediu a todos que mantenham a disposição de continuar o trabalho e se esforcem na realização das tarefas. Pediu apoio de todos para a campanha Goiás Solidário, lançada pelo governador Ronaldo Caiado e coordenada pela primeira dama Gracinha Caiado, que angaria cestas básicas de alimentos para doação aos mais necessitados neste momento de grande dificuldade vivida por todos. Também recomendou a todos que tenham cuidado, tanto pessoal quanto com suas famílias, para que ninguém seja acometido pela Covid-19.

Participaram da videoconferência o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; o diretor de Gestão Integrada, Aníbal Coelho Lima; os coordenadores das Unidades Regionais Rio Paranã (Posse), Raymundo Jerônimo Machado de Souza Santos; Rio Verdão (Rio Verde), Giovani Bastos de Miranda; Rio Caiapó (Iporá), Valfrido Adriano Morbeck Barros de Souza; Rio Paranaíba (Itumbiara), Felipe Dantas Góes Moura; Rio das Antas (Anápolis), Renan William Martins de Abreu; Rio do Ouro (Porangatu), Sérgio Nomelini de Carvalho; Rio Corumbá (Catalão), Lúcio Costa e Silva Cruz; Rio das Almas (Ceres), Osires Mariano da Silva Júnior; Rio dos Bois (São Luís de Montes Belos), Israel Mendes Ivo; Rio Vermelho (Goiás), Raulino Cândido Gonçalves; Alto Araguaia (Jataí), Sávio Carrijo Carvalho e Rio Itiquira (Formosa), Augusto Amaral Rocha. Também participaram o procurador Setorial da Agrodefesa, Márcio Alessandro de San’Tiago Potenciano e o gerente de Tecnologia, Carlos Howes.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo