Confirmada a realização da Conferência Nacional de Defesa Agropecuária em Goiás em 2024

Comunicado oficial foi feito por comitiva da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, em reunião de trabalho realizada hoje (24) na Agrodefesa

O Governo Estadual, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), recebeu hoje a confirmação oficial de que Goiás vai sediar em junho de 2024 a 8ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, evento que reúne centenas de profissionais que atuam na defesa agropecuária em todo o País. A confirmação foi feita pelo presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), Paulo Emílio Torres, em reunião realizada hoje (24) na Agrodefesa. Também vieram a Goiânia para o encontro o diretor da SBDA, Nataniel Diniz e o diretor da Minasplan Promoções de Eventos, Nelson Cunha.

Paulo Torres destacou o esforço realizado pela equipe da Agrodefesa que participou da 7ª Conferência realizada em junho deste ano em Belo Horizonte, no sentido de trazer o evento para Goiás, lembrando que esta é a primeira vez que o Centro-Oeste vai receber a conferência. Ele discorreu sobre a importância do encontro que evidencia os avanços técnicos e científicos no segmento da defesa agropecuária, com ganhos para os profissionais da área, mas também para os agropecuaristas.

O dirigente da SBDA também enalteceu a força do agronegócio em Goiás, fator que prenuncia a certeza da realização de uma conferência capaz de despertar grande interesse tanto em relação aos profissionais da defesa agropecuária quanto ao próprio segmento agropecuário. “A vocação agrícola e pecuária do Estado, a cooperação de órgãos importantes como as universidades, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás, os conselhos de Agronomia e de Veterinária devem ser envolvidos porque podem oferecer grande contribuição à discussão de temas científicos e profissionais da defesa agropecuária”, enfatizou Paulo Torres.

Compromisso

O presidente da Agrodefesa, José Essado, falou da satisfação do Governo de Goiás e da própria Agrodefesa em sediar o evento, pela sua grandeza e importância para o Estado. Ele também enalteceu os esforços da equipe goiana que participou do último evento, em Belo Horizonte, ao apresentar o pleito de Goiás para realização do próximo evento no Estado.

“Em nome do Governo de Goiás e da Agrodefesa faço o compromisso e afirmo que vamos nos empenhar para realizar um dos maiores e melhores eventos no âmbito da defesa agropecuária”, asseverou Essado. Os diretores de Defesa Agropecuária, Paulo Sérgio Coelho, e de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha, também fizeram pronunciamentos, destacando a importância da conferência e o empenho em buscar os meios para garantir sua realização.

Também participaram da reunião na Agrodefesa o superintendente Federal da Agricultura em Goiás (SFA-Goiás), José Eduardo de França, e o chefe da Divisão Agropecuária da SFA-Goiás, André Brandão. França anunciou a disposição da SFA em apoiar a realização do evento, destacando a importância da cooperação para o desenvolvimento da defesa agropecuária no Estado. Também presente, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Rafael Costa Vieira, defendeu as parcerias na organização e realização do evento. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-Goiás), foi representado pela diretora Administrativa Daniela Rézio e Silva e pelo conselheiro José Reis.

Experiências

Uma questão fundamental abordada durante a reunião foi em relação ao planejamento do evento. O diretor da SBDA, Nataniel Diniz, que é também diretor do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão que realizou a 7ª Conferência, discorreu sobre sua experiência na realização de eventos como este, especialmente na fase preparatória que tem muitos desafios e exige grande esforço da comissão organizadora.

O diretor da Minasplan, Nelson Cunha, argumentou que é fundamental os organizadores e realizadores saberem dimensionar a grandeza do evento que deixa um legado técnico e científico na cidade e no Estado onde é realizado. Ele repassou muitas informações e deu dicas importantes sobre a importância do envolvimento da comunidade científica, dos profissionais da defesa agropecuária, das entidades de produtores e das empresas do agronegócio, reforçando que este somatório é fundamental para o êxito do evento.

Reunião de trabalho em que a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária oficializou a realização da 8ª Conferência Nacional em Goiás

Presidente José Essado com o presidente da SBDA, Paulo Torres, o diretor Nataniel Diniz e o diretor da Minasplan, Nelson Cunha

Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo