Agrodefesa marca presença na Feira da Bananicultura e Agronegócio em São Paulo

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa marcou presença na Feira da Bananicultura e Agronegócio – Feibanana 2019, realizada no período de 20 a 22 deste mês em Registro, no Estado de São Paulo. Participaram do evento, considerado o maior e mais relevante do setor bananeiro do Brasil, os engenheiros agrônomos Juracy Rocha Braga Filho, coordenador do Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas em Banana, e Fernanda de Sillos Faganello, coordenadora do Programa de Certificação Fitossanitária de Origem, ambos da Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa.

Nos três dias do evento, foram ministradas diversas palestras técnicas e econômicas, com divulgação de informações voltadas exclusivamente para os produtores de banana. Também foram apresentadas novas tecnologias e resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas por especialistas na cultura da banana. A programação incluiu também visitas técnicas a propriedades produtoras de banana no Vale da Ribeira, em São Paulo e conhecimento de equipamentos agrícolas, máquinas, veículos e demais produtos utilizados no cultivo dos bananais.

Perspectivas

As palestras tiveram foco tanto nos aspectos econômicos, como o Mercado Internacional da Banana: Tendências, Fatores de Risco e Oportunidades, quanto nas questões técnicas específicas da produção. Um dos problemas que mais desafiam a cultura na atualidade é a Sigatoka Negra, tema que foi abordado sob vários ângulos em estudos e palestras sobre a situação atual e avanços no manejo; uso de extrato vegetal de mamona no controle da doença e outros, mostrados na Feibanana 2019.

Os técnicos da Agrodefesa que participaram do evento avaliaram a experiência como muito proveitosa, com apropriação de muitas informações e tecnologias que podem ser aplicadas nas ações de sanidade vegetal da cultura da banana em Goiás, incluindo o anúncio da introdução de genótipos resistentes ou tolerantes a pragas nocivas à cultura, bem como a adoção de ações mais agressivas de marketing, por parte das instituições ligadas ao setor, como degustação em supermercados, feiras livres e no comércio em geral.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

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