Agrodefesa investe R$ 140 mil para modernizar serviços de classificação vegetal


Com investimento superior a R$ 140 mil, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa comprou novos equipamentos com o objetivo de modernizar seus procedimentos e assegurar maior exatidão nos serviços de classificação vegetal. Foram adquiridos, por meio de licitação, oito determinadores/me-didores de umidade, do modelo G1000 da marca Gehaka, os únicos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro para esta atividade, conforme estabelecido na Portaria nº 28 de 14 de fevereiro de 2017 do órgão.

A utilização desses instrumentos vai agilizar os serviços e garantir maior precisão nas análises feitas pelo LabSem em grãos. Também atendem à determinação do InMetro, fixada na Portaria nº 402, de 15 de agosto de 2013, que estabelece o uso de equipamentos digitais com amostras não destrutivas. Com isso, a Agrodefesa passa a oferecer serviços mais qualificados aos usuários.

 

Treinamento

Vinte e sete profissionais classificadores que atuam no Laboratório de Controle de Qualidade de Sementes e Mudas – LabSem, da Agrodefesa, no Setor Universitário, em Goiânia, e também em cidades do interior, participaram hoje (21/6) de treinamento ministrado pelo instrutor Eduardo Bertini, da empresa Gehaka, para uso correto dos novos equipamentos. Os determinadores de umidade vão substituir equipamentos antigos e, além de Goiânia, serão instalados nos municípios de Ceres, Anápolis, Mineiros, Jataí, Rio Verde, Bom Jesus e Chapadão do Céu.

A gerente do LabSem, Anna Carla Souza Luccas, explicou que a aquisição desses equipamentos representa um avanço significativo no trabalho dos técnicos, já que a determinação da umidade é fundamental na classificação vegetal. A Agrodefesa presta serviços para pequenas cerealistas, compras do Governo em todos os níveis, compras da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab e produtores rurais que precisam classificar grãos, para comercialização e/ou armazenamento.

Participaram do treinamento os classificadores Júlio Oliveira de Menezes, Weslei Dias Silva, Carlos Vieira de Souza (Rio Verde);  Vilmar Alves Fernandes, Divino Omar Vieira (Bom Jesus) ; Roosevelt Nunes Rocha, Ronan Ribeiro Benevides (Jataí); Alexandre de Oliveira Barcelos, Deusmar Gomes de Lima,  Vicente de Paula Messias  (Goiatuba); Claudionor Barbosa (Anápolis); Luiz de Oliveira Ferreira  (Ceres);  José Amarildo Alves, Luciano Silva Vieira (Itumbiara);  Ivan Weliton Barcelos (Chapadão do Céu); Amanda Rabello Martins, Laerte de Souza Júnior, Messias Pereira dos Santos, Aline Martins de Brito, Wilton Gonçalves Pinheiro, Marlene Martins Bueno, Homero Alves de Siqueira Ayres,  Guimarães Arantes, Túlio Augusto Rodrigues Vasques,  Hugo Semão Pires,  Carlos Honório Ferreira  (Goiânia)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo