Agrodefesa e Senar-Goiás harmonizam ações de sanidade vegetal com foco na educação fitossanitária
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, por meio das gerências de Sanidade Vegetal e Fiscalização Vegetal, promoveu hoje (27/6) reunião com dirigentes e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás – Senar-Goiás para consolidar medidas de cooperação e harmonização de ações de sanidade vegetal. O foco principal é a promoção e educação fitossanitária junto aos produtores rurais, em especial sobre as normas dos programas de sanidade vegetal para as culturas de banana e de citros, levando em conta as recentes detecções de pragas quarentenárias em Goiás. As atividades foram desenvolvidas ao longo do dia na sede da Federação da Agricultura de Goiás.
As tratativas giraram em torno da necessidade de revisão de alguns conteúdos programáticos dos cursos promovidos pela Senar, de modo a observar as normativas federais e estaduais de defesa sanitária vegetal, como por exemplo, a multiplicação de material propagativo (mudas) de banana, citros e uva, evitando a disseminação de pragas e não comprometer a sanidade vegetal da fruticultura goiana. Conforme a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio e Silva, em reunião realizada em abril deste ano, alguns pontos foram alinhados e o Senar mostrou-se aberto e empenhado em adaptar os conteúdos de seus cursos às recomendações fitossanitárias. O encontro desta quinta-feira consolida a harmonização das ações em conformidade com a legislação vigente.
Da Agrodefesa estiveram presentes a gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio e Silva; a coordenadora do Programa de Certificação Fitossanitária, Fernando de Sillos Faganello; o coordenador do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Banana, Juracy Rocha Braga Filho; a coordenadora do Programa de Citros, Mariza da Silva Mendonha e a coordenadora do Programa de Controle e Erradicação de Pragas do Tomate, Heloísa Rocha, todos da Gerência de Sanidade Vegetal. E ainda o coordenador de Sementes e Mudas, Rubens da Silva Mendonça e o coordenador de Agrotóxicos, Rodrigo Baiocchi, ambos da Gerência de Fiscalização Vegetal. No Senar-Goiás, a coordenação ficou a cargo do superintendente em Goiás, Dirceu Borges.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546