Com informações da Agrodefesa, boletim Pré-Safra Goiás traz orientações sobre o ciclo 2023/24
Publicação oferece análises, gráficos e mapas que ajudam a entender o fenômeno e minimizar seu impacto na produção estadual de grãos
O Governo de Goiás lançou, na última segunda-feira (25/9), o Informe Pré-Safra Goiás – Ciclo 2023/2024. A publicação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e parceiros, como a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), e está disponível em PDF no site da instituição. O objetivo é subsidiar o agricultor goiano com informações sobre produção, clima, mercado, sanidade vegetal e assistência técnica. Os dados são contextualizados por análises, mapas e gráficos.
No material, a Agrodefesa destaca a importância da educação sanitária para resultados positivos nas lavouras goianas. “A cada nova safra, pragas e doenças podem invadir atividades agrícolas e destruir lavouras. A ferrugem asiática é um exemplo. Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e considerada uma das mais severas que incidem na cultura da soja, a doença causa danos que variam de 10% a 90% da produção. Se não adotadas as medidas fitossanitárias adequadas e no período correto, os prejuízos podem ser enormes para a produção e para o bolso do agricultor”, cita o texto publicado pela Agência no Informe.
O conteúdo da Agrodefesa orienta, ainda, porque o conhecimento é tão importante para a atividade agropecuária. “Por meio de informações, dados e procedimentos, é possível planejar ações e estratégias de controle e disseminação de pragas e doenças que acometem lavouras. A educação sanitária é o melhor caminho para ampliar o conhecimento dentro e fora da porteira, fortalecer a atividade agrícola e incentivar o uso de boas práticas na produção agropecuária”, destaca o material.
Por reconhecer toda essa relevância, a Agrodefesa criou a Gerência de Educação Sanitária e traz mais informações no texto divulgado no Informe Pré-Safra. “A nova área atuará para levar orientações para que o produtor consiga cumprir o seu papel e atender às exigências legais do segmento agrícola no Estado. A legislação voltada para o setor passa, constantemente, por alterações, por isso a importância de uma educação continuada que proporcione o conhecimento necessário para atuação no agro”.
Informe
O boletim também traz análises sobre a evolução da produção de soja e milho em Goiás e sobre o comportamento dos preços das duas commodities. “Para a soja, são esperados preços inferiores aos dos últimos anos. No entanto, a baixa no custo de produção deve preservar a rentabilidade do produtor. Para o milho, as expectativas não são diferentes”, alerta o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
A Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa destaca os principais fatores que devem nortear as decisões do produtor e chama atenção para a importância do seguro rural: “Em meio às incertezas que pairam sobre a Safra 2023/2024, uma oportunidade de evitar prejuízos é a contratação do seguro rural, oferecido por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária”.
A íntegra em PDF do Informe Pré-Safra Goiás pode ser acessada diretamente no link:
https://goias.gov.br/agrodefesa/wp-content/uploads/sites/49/2023/09/INFORMEPRE-SAFRA2023-2024-87f.pdf