Mais de 50 fiscais estaduais agropecuários participam de capacitação sobre doença vesicular e PNEFA em Pirenópolis

Por meio de conteúdo teórico e prático, especialistas na área abordam diferentes temas juntos aos participantes

Mais de 50 fiscais estaduais agropecuários estão reunidos em Pirenópolis para participar do curso de Atendimento à Notificação de Suspeita de Doença Vesicular. O foco do encontro é promover qualificação, por meio de orientações teóricas e práticas, sobre os protocolos de atendimento à notificação de suspeita de doença vesicular, que são aquelas doenças com sinais clínicos similares aos da febre aftosa. 

A abertura do evento ocorreu na última segunda-feira (14/08), na sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com a presença do presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, do diretor de Defesa Agropecuária da Agência, Augusto Amaral, do chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Goiás, André Brandão, do coordenador técnico dos simulados de atendimento à suspeita vesicular do Mapa, Gabriel Torres, e demais convidados.  

Segundo o titular da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o encontro é a oportunidade para que os fiscais estaduais agropecuários, especialmente médicos veterinários – público-alvo da capacitação -, possam se atualizar sobre temas que são inerentes às competências do profissional. “Servidores de todas as regiões do estado e que integram o quadro da Agrodefesa participam do curso, que vai contribuir para ampliar conhecimento e promover maior integração. São temas importantes em discussão e de enorme relevância para a sanidade animal em Goiás”, enfatiza.

O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA/Mapa em Goiás, André Brandão, ressalta que o estado de Goiás é privilegiado por ter um serviço veterinário eficiente. “O desafio é manter isso, até porque várias situações podem trazer risco para o setor. Por isso, treinamentos como esses são necessários e é importante que todos estejam envolvidos para alcançarmos resultados cada vez mais positivos”, informa.

Após a abertura, as representantes do Mapa, Cecília Dezan (SFA/GO) e Katherine Fragoso (SFA/PA), e o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Antônio Leal, traçaram um panorama sobre as estratégias e as medidas de erradicação, vigilância e mitigação de risco para a febre aftosa em Goiás, Brasil e em todo mundo. 

Foram compartilhadas informações sobre a história do trabalho de controle e de erradicação da doença, Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), fases dos programas sanitários, pontos de melhoria e agora a ‘virada de chave’ para a vigilância. 

Até a próxima sexta-feira (18/08), a programação segue com vários assuntos em pautas. Confira abaixo:

Programação
14 de agosto (segunda-feira)

8 às 8h30 – Abertura do evento
8h30 às 10 horas – Implementação das Ações do Plano Estratégico do PNEFA, com Cecília Dezan (SFA/GO) e Antônio Leal (gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa)
10 às 10h15 – Intervalo
10h15 às 12 horas – Situação epidemiológica da febre aftosa na América do Sul e no mundo, com Katherine Fragoso (SFA/PA)
12 às 13h30 – Almoço
13h30 às 15 horas – Aspectos clínicos e epidemiológicos da febre aftosa, com Márcio Petró (Idaron/RO)
15 às 15h15 – Intervalo
15h15 às 18 horas – Aspectos clínicos e epidemiológicos da febre aftosa, com Márcio Petró (Idaron/RO)

15 de agosto (terça-feira)
8 às 9h45 – Revisão das técnicas de colheita, meios de conservação e remessa de material para laboratório e o diagnóstico de febre aftosa e outras doenças diferenciais e confundíveis, com Marcelo Camargos (LDFA/MG)
9h45 às 10 horas – Intervalo
10 às 12 horas – Revisão das técnicas de colheita, meios de conservação e remessa de material para laboratório e o diagnóstico de febre aftosa e outras doenças diferenciais e confundíveis, com Marcelo Camargos (LDFA/MG)
12 às 13h30 – Almoço
13h30 às 16h30 – Manual de investigação de doença vesicular, com Katherine Fragoso (SFA/PA)
16h30 às 16h45 – Intervalo
16h45 às 18 horas – Manual de investigação de doença vesicular, com Katherine Fragoso (SFA/PA)

16 de agosto (quarta-feira)
8 às 10 horas – Outras doenças vesiculares, diferenciais e confundíveis, com Maristela Pituco (Panaftosa)
10 às 10h15 – Intervalo
10h15 às 12 horas – Outras doenças vesiculares, diferenciais e confundíveis, com Maristela Pituco (Panaftosa)
12 às 13h30 – Almoço
13h30 às 16h30 – Noções básicas sobre Declaração e Gerenciamento de Estado de Emergência Veterinária para a Febre Aftosa, com Gabriel Torres (DIEZ/Mapa)
16h30 às 16h45 – Intervalo
16h45 às 18h30 – Apresentação do exercício prático e divisão dos grupos 

17 de agosto (quinta-feira)
8 às 18h30 – Simulado de campo e trabalhos em grupo 

18 de agosto (sexta-feira)
7h30 às 12 horas – Apresentação dos grupos, avaliação e discussão dos resultados, encerramento

Ficha técnica
Curso de Atendimento à Notificação de Suspeita de Doença Vesicular

Período: 14 a 18 de agosto de 2023
Local: Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Pirenópolis – Av. Benjamin Constant, Qd. 58, Lt. 02 – Pirenópolis (GO)
Realização: Agrodefesa e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio da UEG

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo