Comitê Setorial do Compliance avalia resultados de 2022, reforça ações na gestão de riscos e debate rumos para este ano

Apresentação de resultados relativos a medidas baseadas no Programa de Compliance, ampliação das ações da gestão de riscos e discussão de novos passos foram temas desta primeira reunião em 2023

O Comitê Setorial do Programa de Compliance Público (PCP) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou hoje (25/1) a primeira reunião deste ano, com participação também dos integrantes da Secretaria Executiva. Temas como apresentação de resultados positivos relativos ao Compliance em 2022, repasse de informações sobre avanços e melhoria dos processos de gestão, proposta de revisão e ampliação de ações em gestão de riscos e perspectivas para o exercício de 2023 foram abordados durante a reunião.

Após a abertura do encontro pelo presidente José Essado, a coordenadora da secretária Executiva do Comitê Setorial, Elíria Alves Teixeira, conduziu os trabalhos apresentando os processos recebidos pela Secretaria e as providências adotadas. Um dos destaques foi a ação executada pela Gerência de Tecnologia que fez a integração do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago) com o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), para facilitar o lançamento simultâneo e a tramitação de processos de Autos de Infração, o que foi executado em parceria firmada com a Secretaria da Administração.

O gerente de Tecnologia, Carlos Howes, explicou que a integração facilita o trabalho dos fiscais da Agrodefesa, que passam a fazer apenas um lançamento (no Sidago e no SEI) dos autos lavrados, evitando retrabalho e perda de tempo, com benefícios também para os autuados que terão mais facilidade de acompanhar os processos. Ele disse também que o novo procedimento padroniza a elaboração dos documentos e amplia a rotina de uso do SEI pelos fiscais da Agência. Por fim, Howes disse que essa integração é fruto das ações iniciadas em 2020 no âmbito do PCP.

Transparência

Outro resultado apresentando durante a reunião foi o relatório relativo à transparência na divulgação das informações sobre as medidas implementadas e ações executadas pela Agrodefesa em 2022 no âmbito do Programa de Compiance Público. O resultado foi medido principalmente pela publicação de materiais informativos nas mídias institucionais da Agência (site, instagram, twitter e facebook). Conforme o relatório, foram contabilizadas 122 publicações, com informações relevantes voltadas aos públicos interno e externo.

A Secretaria Executiva também apresentou relatório de suas ações, apontando a realização de 90 reuniões presenciais e remotas, em especial para acompanhamento e monitoramento da implementação do PCP na Presidência, Diretoria de Gestão Integrada, Diretoria de Defesa Agropecuária, Procuradoria Setorial, Chefia de Gabinete, Assessoria Contábil, gerências Técnicas e Administrativas e nas Coordenações Regionais.

Em relação às novas ações para 2023, a Secretaria Executiva propôs a definição dos trabalhos em todas as unidades da Agrodefesa, solicitação de cursos na Escola de Governo específicas sobre o PCP para servidores da Agência e definição de gestor para conduzir e implementar a execução do Planejamento Estratégico. Todas as propostas foram acatadas.

No encerramento dos trabalhos, o presidente José Essado, reafirmou o comprometimento com o Programa de Compliance Público. Ele agradeceu a cada um dos colaboradores que contribuíram para a conquista do primeiro lugar no ranking do ano passado, principalmente pelos bons resultados alcançados e assegurou que a Agrodefesa está pronta para aprimorar ainda mais os seus procedimentos administrativos, com foco na transparência, na boa gestão dos recursos públicos e na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de Goiás.

Participaram da reunião de hoje os integrantes do Comitê Setorial, integrado pelo diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha; diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; procurador Setorial, João Flávio Capela de Amorim; e chefe da Comunicação Setorial, Paulo Luiz Lício. Também participaram os consultores da Controladoria-Geral do Estado, Tiago Borges e Warley Alves.

Da Secretaria Executiva, além de Elíria Alves Teixeira, participaram da reunião os membros Ramon Rizzo Vasques, assessor da Diretoria de Defesa Agropecuária; Karla Caetano Fernandes, assessora da Diretoria de Gestão Integrada; Daniela Rézio e Silva, gerente de Sanidade Vegetal; José de Sousa Reis Filho, membro do Colegiado de Defesa Vegetal; Carlos Howes, gerente de Tecnologia; Rafael Costa Vieira, gerente do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário e Renan William Martins de Abreu, coordenador da Unidade Regional Rio das Antas, em Anápolis.

Reunião do Comitê Setorial do Compliance Público na Agrodefesa avalia resultados, reafirma ações de gestão de risco e debate metas para este ano

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo