Capacitação Técnica PNEFA 2017 – 2026 e Atuação em Casos Suspeitos e Focos de Raiva dos Herbívoros


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre os dias 10 e 13 de abril de 2018, foram realizadas capacitações técnicas com FEAs das UR Rio Vermelho e Rio Caiapó a respeito do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa 2017-2026 e o PECRH – Atuação em casos suspeitos e focos de raiva dos herbívoros. Foram ministradas palestras e realizadas atividades práticas sob instrução dos coordenadores do PEEV/GESAN e PECRH/GESAN, FEAs-médicos veterinários Mercia de Oliveira Silva e Fernando Borges Bosso, esclarecendo sobre as atividades que levarão o reconhecimento internacional do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação, bem como cronograma proposto para tanto. Além disso, foram também expostos os diversos fatores sobre a atuação do PECRH voltados para atuação prática quando da suspeita e confirmação de foco de raiva dos herbívoros.

A parte prática foi realizada em propriedades rurais disponibilizadas pelos produtores da região, sendo na Cidade de Goiás desenvolvida na Fazenda Senzala, de propriedade do Sr. Pedro Jardim, e no município de Iporá, na Fazenda Rancho Alegre de propriedade do Sr. Gesler de Moura.  Dentre as atividades de vigilância ativa e passiva para febre aftosa e raiva dos herbívoros foram feitas simulações com coleta de material para diagnóstico laboratorial, tais  como coleta soro sanguíneo e de Liquido Esofágico Faríngeo (LEF) e  treinamento prático para coleta de material encefálico para diagnóstico de raiva dos herbívoros.

A Gerência de Sanidade Animal da AGRODEFESA ressalta que estas capacitações serão realizadas em todas as unidades regionais ao longo do ano de 2018 visando à divulgação da estratégia do Programa Nacional de Febre Aftosa – PNEFA, além da padronização das ações em caso de foco de raiva dos herbívoros no estado de Goiás.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo