Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, estimula pecuarista a emitir GTA Digital para evitar deslocamentos

Por conta do avanço da pandemia do coronavírus e a recomendação para evitar aglomeração de pessoas e deslocamentos desnecessários, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, órgão do Governo de Goiás, está estimulando os pecuaristas a adotarem o processo de emissão de Guias de Trânsito Animal – GTA por meio eletrônico. Para tanto, o presidente da Agência, José Essado, baixou portaria que disciplina a GTA Digital, emitida e transportada em meio eletrônico, sem uso de papel, em formato QR Code, contendo as mesmas informações e regramentos da GTA impressa.

A rigor, a emissão de GTAs e Notas Fiscais por meio eletrônico já é uma prática comum utilizada por muitos pecuaristas, processo que evita perda de tempo e deslocamentos desnecessários. Isso pode ser feito de qualquer lugar com internet disponível. No início deste ano, a Agrodefesa lançou o aplicativo do Sistema de Defesa Agropecuária do Estado – Aplicativo Sidago, que permite e emissão de GTAs de bovinos e bubalinos pelo celular, outra ferramenta que facilita ainda mais a vida dos pecuaristas. A partir de então, os profissionais da Agrodefesa e de entidades parceiras como Sindicatos e Cooperativas passaram a estimular o meio eletrônico para emissão de GTA, processo que ganha força agora com as medidas de isolamento social.

Como fazer

Para fazer a emissão da GTA Digital, é necessário instalar o Aplicativo Sidago no computador ou no celular. O produtor deve possuir login e senha do Sidago. Caso ainda não possua, ele pode obter sua senha acessando o site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br) e clicar no ícone Sidago e depois no link Primeiro Acesso. Também pode procurar uma Unidade Local ou Regional da Agrodefesa para obter a senha, mas no momento é preciso fazer agendamento por telefone, já que os atendimentos têm sido feitos individualmente. Mais orientações e informações podem ser obtidas pelo e-mail informatica@agrodefesa.go.gov.br 

O Aplicativo Sidago permite a emissão de GTAs (para deslocamentos dentro do Estado), Notas Fiscais e boletos de Dare em celulares Android. A GTA emitida no aplicativo não precisa ser impressa, eliminando completamente o uso de papel, que é substituído por um QR Code. Este, após ser emitido, é compartilhado com o transportador de animais que deve ser identificado no preenchimento da guia. Para pagar o Dare da GTA, o produtor não precisa ir ao banco. Do próprio aparelho celular ele faz o pagamento, desde que opere sua conta bancária em meio eletrônico.

Assessoria de Comunicação – 98508-9325

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo