Agrodefesa realiza reuniões com Incra, Senar e Emater para ações de educação fitossanitária aos produtores

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária, por meio da Gerência de Sanidade Vegetal, concluiu hoje (9/4) uma série de reuniões realizadas com instituições ligadas ao agronegócio, com o objetivo de traçar estratégias integradas para promover a educação fitossanitária junto aos produtores assentados e fruticultores, visando aprimorar os processos produtivos e impulsionar a produção agrícola no Estado de Goiás.

Ao todo foram realizados três encontros técnicos, o primeiro com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra; depois com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e, finalmente, com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Emater-Goiás. Em relação ao Incra, o foco é orientar os produtores assentados da reforma agrária. Já nas ações com o Senar e a Emater-Goiás, a meta é o repasse de informações relevantes aos produtores de frutas assistidos pelas duas instituições quanto aos programas fitossanitários desenvolvidos pela Agrodefesa, em especial para as culturas de banana e citros.

Com o Incra

A primeira reunião de trabalho foi realizada na quinta-feira (27/3) na Superintendência Regional do Incra em Goiás. O encontro teve como objetivo repassar orientações técnicas essenciais quanto aos programas de prevenção e controle de pragas vigentes no Estado de Goiás e suas medidas legislativas. A reunião contou com a presença do superintendente Regional em Goiás, Eurípedes Malaquias de Souza; do perito federal agrário, Luiz Célio Pereira Azevedo; do chefe de Divisão de Desenvolvimento, Elvis Richard Goularte, e ainda do chefe de Serviço, Jandilson de Morais Oliveira. No encontro, os representantes do Incra fizeram esclarecimentos das suas ações aos assentamentos agrícolas no Estado.

Em relação aos assentamentos, a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio, promoveu esclarecimentos relativos às ações da Agência no sentido de conseguir apoio do Incra para a divulgação das ações e atividades de defesa vegetal nas áreas de assentamentos. O coordenador do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Banana, Juracy Rocha, informou sobre os riscos da aquisição de mudas sem origem.

Com o Senar

Outra reunião técnica realizada foi com o Senar-Goiás, no dia 2 deste mês, na sede da Agrodefesa, no Setor Pedro Ludovico. O encontro teve como objetivo repassar orientações técnicas quanto aos programas de prevenção e controle de pragas vigentes no Estado de Goiás e suas medidas legislativas. Participaram do encontro a coordenadora de Agricultura do Senar, Samantha Andrade; a supervisora de Fruticultura, Ana Paula Marques Belo, e o responsável por Instrutoria, Lucimar Andrade de Lima. Durante o evento, os representantes do Senar fizeram esclarecimentos das suas ações em Goiás.

Um dos principais pontos debatidos no encontro com o Senar foi relativo às orientações importantes para os fruticultores. Os trabalhos foram conduzidos pela gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio, e pelos técnicos Fernanda Faganello, coordenadora do Programa de Certificação Fitossanitária; Juracy Rocha Braga Filho, ambos da Gerência de Sanidade Vegetal, e Rubens Silva Mendonça, coordenador de Sementes e Mudas da Gerência de Fiscalização Vegetal da Agrodefesa.

Última reunião

Nesta terça-feira ocorreu a última reunião da série, desta vez com a Emater-Goiás, na sede da Agrodefesa. O evento contou com a presença do diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, Antelmo Teixeira Alves, que promoveu ações da instituição no Estado e convidou a Agrodefesa para conhecer o laboratório de Cultura de Tecidos. De seu lado, os técnicos da Agência repassaram orientações técnicas essenciais quanto aos programas de prevenção e controle de pragas.

Os trabalhos relativos aos fruticultores tratados na reunião com a Emater-Goiás foram conduzidos pela gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio; pela coordenadora do Programa de Certificação Fitossanitária, Fernanda Faganello; pela coordenadora do Programa de Citros, Mariza da Silva Mendanha e pelo coordenador do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Banana, Juracy Rocha Braga Filho, todos da Gerência de Sanidade Vegetal. E também pelo coordenador de Sementes e Mudas da Gerência de Fiscalização Vegetal da Agrodefesa, Rubens da Silva Mendança.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

    

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo