Tereza Cristina e Ronaldo Caiado abrem Tecnoshow em Rio Verde. Órgãos do Estado atuam na mostra

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, o presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, Antônio Chavaglia e muitas outras autoridades nacionais, do Estado e do município abriram na manhã desta segunda-feira (8/4) a Tecnoshow Comigo, que se estende até sexta-feira em Rio Verde. A mostra reúne as últimas novidades em equipamentos, tecnologis e serviços voltados para o agronegócio. Até a sua conclusão devem passar pelo local mais de 120 mil pessoas, com previsão de gerar negócios superiores R$ 2,5 bilhões.

Na abertura dos trabalhos, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da Tecnoshow, pelo que representa na difusão de tecnologias, serviços e máquinas, mas principalmente pela movimentação da economia, já que atrai produtores rurais, técnicos, especialistas, acadêmicos e pesquisadores de vários Estados brasileiros. Pela importância da mostra, o governador decidiu transferir para Rio Verde, ao longo da semana, toda a estrutura do Governo, principalmente aqueles segmentos mais relevantes do setor público agrícola. O chefe do Executivo anunciou que planeja assegurar cada vez mais apoio ao agronegócio em Goiás e falou da intenção de internacionalizar a Tecnoshow, com a criação de um pavilhão internacional com ambiente de negócios a partir de 2020.

Agro é destaque

A ministra Tereza Cristina, que representou o presidente Jair Bolsonaro na abertura da Tecnoshow, disse que o Centro-Oeste e especialmente Goiás representam hoje o celeiro produtivo do Brasil, com potencial para expandir ainda mais a produção de grãos e a pecuária. A ministra também observou que o setor do agronegócio contribui decisivamente para impulsionar as exportações brasileira, gerando emprego e renda internamente e divisas importantes para o País.

Tereza Cristina destacou a importância do sistema cooperativista que é a base do funcionamento da Tecnoshow Comigo. “Eu vinha conversando com o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Freitas, que me explicou que tudo que a Comigo recebe de soja ela agrega valor, não sai um grão daqui sem agregação de valor. Isso só pode ser feito com o cooperativismo. Eu acho que este sistema é exemplo para o Brasil todo”, enfatizou ela, acrescentando que tem pregado o cooperativismo como forma de se desenvolver o Brasil”, frisou.

Segundo a ministra, a Tecnoshow vem do próprio produtor rural que viu a necessidade de se organizar e, então, as cooperativas e associações de classe viram que esse é um modelo que funciona. “O que o ministério pode fazer é apoiar de todas as formas possíveis”, completou. “A gente sabe que o agronegócio é esse sucesso, essa pujança que decolou. Está à frente do poder público”, disse. “Nós do governo estamos correndo para voltarmos a ter protagonismo. Nós vamos fazer isso ajudando, simplificando, desburocratizando as ações que o produtor precisa, sem perder a qualidade”, afirmou.

Governo estadual

A presença de mais de duas dezenas de órgãos do Governo Estadual na Tecnoshow significa a valorização e o apoio que o atual governo está dando ao agronegócio. Em março deste ano, editou a Lei nº 20.425, que estabeleceu o Gabinete em Ação – onde tem Goiás, tem governo do Estado, iniciativa que visa valorizar todas as principais atividades econômicas e culturais de Goiás. Desse modo, os titulares de várias unidades administrativas marcaram presença na abertura do evento.

Do segmento agrícola, estiveram presentes na abertura o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Agrodefesa, José Essado Neto; o presidente da Emater-Goiás, Pedro Leonardo, juntamente com os demais auxiliares do Governo. Durante esta semana, o titular da Secretaria de Agricultura e superintendentes da Pasta permanecerão em Rio Verde para reuniões, encontros, palestras e atendimento aos produtores interessados em conhecer mais os programas e projetos do setor público agrícola.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, permaneceu durante toda a segunda-feira em Rio Verde, onde conversou com produtores e criadores, reafirmando a importância do trabalho que a Agência desenvolve na defesa animal e vegetal. Ao longo da semana, os técnicos da Agência que atuam nos escritórios Local e Regional em Rio Verde estarão participando de toda a programação.

  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo