FRANGOS – AGRO EM DADOS / JULHO 2024
A estimativa atual de produção mundial de carne de frango é de 104,1 milhões de toneladas, segundo dados do USDA, o que representa um crescimento de 7,1% nos últimos cinco anos. Nesse contexto, o Brasil ocupa a segunda colocação na produção da proteína, participando com 14,0% do total, na qual o país se destaca nas certificações para exportação, decorrentes da qualidade e critérios sanitários no processo produtivo.
De janeiro a maio deste ano, o estado de Goiás já exportou carne de frango para 76 destinos, frente a 64 no mesmo período do ano anterior, com destaque para Emirados Árabes Unidos, Japão, China e Arábia Saudita, que juntos respondem por 50,8% do valor comercializado. Além disso, no período, houve crescimento no volume exportado, apesar do preço médio recebido por tonelada apresentar-se 9,4% inferior.
Os preços de comercialização da carne de frango no mercado interno se mantêm com relativa estabilidade, com registro de leve aumento no mês de junho, devido aos ajustes de oferta e demanda. Do lado da oferta, o primeiro trimestre de 2024 foi marcado pelo declínio da quantidade de abates em Goiás, enquanto na demanda, a proteína avícola apresenta maior competitividade no mercado, em detrimento aos maiores preços das demais proteínas animais.