Fomento Rural

Foto: Sergio Amaral/MDS

Por meio do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (ou Programa Fomento Rural), o Estado de Goiás, em parceria com o Governo Federal, busca apoiar a inclusão produtiva de agricultores familiares em extrema pobreza. Integrando assistência técnica, recursos financeiros, tecnologias de acesso à água, sementes adaptadas, crédito e apoio à organização econômica, a ação visa atender às disposições da Lei nº 11.326/2006.

O Fomento Rural combina acompanhamento social e produtivo e transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis, no valor de R$ 4,6 mil, para que as famílias rurais mais pobres desenvolvam seus projetos produtivos. A partir da articulação entre apoio técnico e financeiro, espera-se que as famílias beneficiárias possam se estruturar ou ampliar sua capacidade produtiva, de modo a aumentar e/ou diversificar a produção de alimentos e as atividades geradoras de renda, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional e a superação da situação de pobreza.

O público-alvo do projeto são agricultores e agricultoras familiares e os demais beneficiários que se enquadrem nas disposições da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, em situação de extrema pobreza (renda mensal até R$ 218,00 por pessoa da família), identificadas a partir do Cadastro Único. A seleção é realizada em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e entidades locais, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e as Coordenações Estadual e Municipais do Cadastro Único.

Priorizando municípios carentes, a ação visa dinamizar territórios rurais, com especial atenção à inclusão da mulher no processo produtivo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo