Goiás Rural Sustentável

Por meio da parceria entre Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e instituições, como a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater), Saneago e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás), o Governo de Goiás está desenvolvendo um projeto piloto, em Ouro Verde, região de nascentes das bacias do Rio Meia Ponte e Ribeirão Piancó. Ação desenvolve a aplicação de técnicas de conservação da água e do solo, visando conservação e proteção ambiental com aumento da capacidade produtiva agropecuária.

A ação faz parte de uma série de atividades de conservação de água e solo e de proteção de áreas de preservação permanentes de propriedades rurais das bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó. O projeto vai ao encontro das medidas previstas no Decreto 9.872/2021, que “declara situação de risco de emergência hídrica nas Bacias Hidrográficas do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó e define ações para garantir o uso prioritário da água”. Dentro do cronograma já foram realizadas intervenções que incluem implantação de curvas de nível e a construção de barraginhas.

As propriedades também servirão de modelo para todo o Estado, ampliando o leque de iniciativas associadas para a produção rural sustentável. Além disso, a ação contribui para o abastecimento hídrico, incluindo a Região Metropolitana de Goiânia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo