Banco de Alimentos

Ação importante para evitar o desperdício e garantir segurança alimentar para centenas de famílias foi a implantação do Banco de Alimentos. A estrutura foi equipada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e é sediada pelas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). A coordenação e a execução das ações são feitas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

O Banco de Alimentos beneficia milhares de pessoas vulneráveis, muitas delas sem nenhuma fonte de renda. Os alimentos são doados por concessionários, permissionários e pequenos produtores, que se unem e repassam os produtos para a OVG. As frutas, legumes e verduras são separadas e higienizadas antes da doação para garantir a qualidade dos produtos e a dignidade de quem os recebe.

A equipe do Banco de Alimentos orienta as famílias e as entidades sociais sobre como evitar o desperdício de frutas e hortaliças, higienização e cuidados no armazenamento. As ações de conscientização contribuem para que as pessoas consigam aproveitar ao máximo as doações que recebem e tenham refeições saudáveis.

NutreBem
O Banco de Alimentos da OVG também é responsável pelo Programa NutreBem. A iniciativa distribui o “Mix do Bem” e amplia a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado. O produto inclui arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados e não contém gorduras trans, saturadas ou lactoses.

O NutreBem também oferta legumes embalados a vácuo e frutas desidratadas para reforçar as doações às famílias mais vulneráveis. Os itens possuem características que possibilitam a chegada às comunidades mais afastadas.

Saiba mais sobre o Banco de Alimentos: https://www.ovg.org.br/site/?programas=banco-de-alimentos

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo