Queijarias Artesanais

A partir de 2019, com a atualização da legislação que regulamenta a elaboração e a comercialização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e parceiros, como a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), passaram a fomentar a produção de queijos artesanais, com orientações a produtores.

A produção de queijos artesanais é normatizada em Goiás pela Instrução Normativa nº 06/2019 da Agrodefesa, que regulamenta também a implantação do Selo Arte. A medida objetiva regularizar e padronizar a produção artesanal de queijos, de modo a promover a agregação de valor aos produtos, gerar mais emprego e renda e garantir a qualidade dos produtos ofertados à sociedade. Para ser enquadrado no Selo Arte, a elaboração do produto deve ser realizada com predominância de matérias-primas de origem animal determinada, a partir de técnicas prioritariamente manuais e por quem tenha o domínio integral do processo.    

A fabricação deve ser individualizada e genuína, mantendo a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais. Além disso, as matérias-primas de origem animal devem ser produzidas na propriedade onde se localiza a unidade de processamento ou com origem determinada. O registro das queijarias artesanais deve ser requerido à Agrodefesa, mediante apresentação da documentação simplificada relativa ao empreendimento.

O reconhecimento abre mercados, uma vez que garante a padronização da produção, com controle de sanidade e qualidade. De 2019 a 2022, foram 25 projetos aprovados e 36 produtos certificados com Selo Arte.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo