Qualidade da água em Anápolis é foco de fiscalização conjunta da AGR e ARM
Equipes acompanham a coleta de amostras em diferentes bairros para avaliar aspectos da água que chega às torneiras dos consumidores. Ações integram plano de monitoramento definido pelas agências reguladoras
Equipes da Gerência de Saneamento da Agência Goiana de Regulação (AGR) e da Agência de Regulação do Município de Anápolis (ARM) acompanharam, nesta segunda-feira (03/06), a coleta de amostras de água em diferentes pontos do sistema naquela cidade. De acordo com a bióloga e assessora técnica da Gerência de Saneamento da AGR, Alessandra Francisca dos Santos, nove bairros foram visitados durante a operação que integra o plano de monitoramento da qualidade de água definido pelas duas agênicas reguladoras. As amostras foram encaminhadas para análise.
Segundo o presidente da ARM, Robson Torres, o plano de monitoramento foi criado após a agência local receber informações de usuários sobre a água distribuída na cidade e que em alguns pontos apresentava aspecto de “água suja”. A atuação conjunta visa a análise de dados fornecidos pela concessionária e também a coleta das amostras com o objetivo de identificar as causas do problema de alteração da cor aparente e turbidez da água. No momento da amostra são analisados o nível de cloro e a temperatura da amostra.
A AGR e a ARM são responsáveis pela regulação e fiscalização dos sistemas de abastecimento de água dos municípios da Microrregião Leste de Saneamento, em que está inserida a cidade de Anápolis. Segundo o gerente de Saneamento da AGR, Eduardo Henrique da Cunha, que acompanhou os trabalhos em Anápolis, ações como esta contribuem para o fortalecimento da atuação conjunta entre as agências.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás