Presidente da AGR se reúne com empresários do transporte intermunicipal de passageiros


Foto: AGR


Uso de tecnologias para monitoramento de viagens e para integração de sistema de dados das empresas foram itens da pauta, que incluiu, também, questões relativas a aumento de combustível, à taxa de regulação (TRCF) e a créditos das empresas com gratuidades concedidas

O presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Marcelo Nunes de Oliveira, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (23/03), no auditório da agência, com empresários do setor de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. No encontro, eles trataram de dificuldades operacionais das empresas em decorrência da alta de combustível, do cálculo da taxa de regulação (TRCF) e da compensação de créditos de gratuidades de passagens concedidas pelas empresas a idosos e pessoas com deficiência. Marcelo Oliveira apresentou aos empresários proposta de uso de tecnologia da informação para o monitoramento de viagens regulares e também de integração do sistema de dados entre as empresas e a AGR.

Segundo o presidente da AGR, o monitoramento das viagens por GPS significaria um avanço tanto para as empresas, que poderiam tornar a sua atuação mais eficiente, quanto para a fiscalização da AGR, que poderia focar os esforços de fiscalização na atuação dos clandestinos. Conforme explicou, esse tipo de monitoramento permite o acompanhamento remoto das operações, viabilizando uma regulação mais proativa em busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além da geração de base de dados operacionais para fins de estudos sobre o setor. Da mesma forma, a adoção de um sistema integrado de dados de bilhetagem das empresas com a agência reguladora eliminaria o uso de documentos manuais e permitiria maior agilidade na apuração das gratuidades.

Durante a reunião, o presidente Marcelo Oliveira destacou que o reajuste das tarifas dos ônibus intermunicipais será feita, em princípio, na data base, que é julho, mas que a AGR está avaliando os impactos dos sucessivos aumentos no diesel sobre o equilíbrio do sistema, e deverá dar início ainda este ano no processo de revisão tarifária do transporte intermunicipal, bem como da taxa de embarque dos terminais rodoviários. Ele disse, também, que está buscando, de forma prioritária, uma solução para a compensação dos créditos das empresas com a gratuidade concedida nas passagens para idosos e pessoas deficientes.

Participaram da reunião, os empresários Odilon Walter dos Santos e Odilon Santos Neto (Rápido Araguaia), Wilmar Dias da Silva (Expresso União), Luis Antonio Caetano (Santa Marta), Paulo de Melo (Primeira Classe), Edson Vaz David (Viação Goianésia), Luca Cardoso (Expresso São Luiz) e Milton Jensen Barbosa (Expresso Marly).

Pela AGR, estiveram, ainda, na reunião, o gerente de Transporte, Delano Pacheco, e Paulo Henrique Oliveira Marques, também do Transporte, e a coordenadora de TI, Luciana Dutra Martins.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo