Ouvidoria da AGR participa de mais uma edição do Alego Ativa
Card: AGR
Programa da Assembleia Legislativa leva serviços essenciais à população. Em Morrinhos, equipe itinerante da AGR atenderá demandas relativas a serviços públicos de saneamento básico, transporte intermunicipal de passageiros e outros regulados pela agência
A Ouvidoria Setorial da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) confirmou presença em mais uma edição do programa Alego Ativa, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Desta vez, a ação se dará no sábado (23/10) na cidade de Morrinhos. A equipe itinerante da AGR fará o atendimento aos usuários de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e terminais rodoviários e de serviços de saneamento básico, energia elétrica e outros regulados ou fiscalizados pela agência estadual.
A participação da Ouvidoria da AGR em ações institucionais descentralizadas, como o programa Alego Ativa, é, segundo o ouvidor setorial da agência, Francisco Vieira de Macedo, uma oportunidade de estar mais perto dos usuários e, também, de disseminar o papel da AGR junto à população. Em setembro, a Assembleia Legislativa retomou o Alego Ativa, com uma ação na cidade de Goianira, onde a AGR realizou 35 atendimentos em que as principais demandas foram relativas a transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, 64,7%, e a saneamento, 35,3%.
O Alego Ativa funciona em estrutura montada em local de maior movimento, em cada município, de 8h às 17h, com vários stands e atendentes levando comodidade aos cidadãos. Os eventos seguem os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde, de forma a evitar a propagação do coronavírus. Além da ação em Morrinhos, dois outros eventos já têm datas confirmadas: dia 27 de novembro, em Porangatu, e dia 18 de dezembro, na cidade de Hidrolândia. No Alego Ativa, a população dispõe
A Ouvidoria está sendo reestruturada e uma das ações resultantes dessa reestruturação, conforme explica o ouvidor Francisco Vieira de Macedo, foi a criação da Ouvidoria Itinerante. “Nossa intenção é manter esse projeto como permanente, por meio de parcerias com outros órgãos da administração pública e outras instituições”, afirma. O ouvidor ressalta que o principal objetivo da AGR é melhorar o atendimento à população. “E a Ouvidoria Itinerante é uma ferramenta que facilita a comunicação da autarquia com os usuários/consumidores. Por meio dela, o usuário tem a oportunidade de se manifestar sobre os serviços públicos, e, além disso, é uma ação que reforça o controle social”, diz.
Em folder distribuído pela equipe da AGR, os usuários recebem informações sobre os diferentes canais de atendimento da Ouvidoria Setorial, que só deve ser procurada depois que o consumidor não se sentir satisfeito com o atendimento da prestadora dos serviços ou de sua ouvidoria. A Ouvidoria da AGR é reconhecida como a unidade de maior demanda entre as ouvidorias do Estado e também a que apresenta resposta em menor tempo aos usuários dos serviços de saneamento básico, energia elétrica, transporte intermunicipal de passageiros, saúde, bens desestatizados (terminais rodoviários, ginásios) e outros.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás