Hórus: a nova era da fiscalização do transporte

Em parceria, AGR e Secretaria-Geral de Governo (SGG) implementam sistema que usa tecnologia para tornar fiscalização mais eficiente em Goiás
Uma parceria estratégica entre a Agência Goiana de Regulação (AGR) e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Secretaria-Geral de Governo (SGG) está redefinindo a fiscalização do transporte intermunicipal em Goiás. A iniciativa, batizada de Hórus, é uma ferramenta inovadora que promete revolucionar a maneira como as equipes de campo atuam, trazendo mais assertividade para o dia a dia.
O objetivo, segundo a gerente de Tecnologia da AGR, Luciana Dutra Martins, é transformar a fiscalização, tornando-a “inteligente, não reativa”.
O poder do Hórus reside em sua capacidade de analisar e cruzar, em tempo real, bancos de dados estratégicos para o transporte nas rodovias no estado de Goiás.
Com essa tecnologia, a fiscalização passa a ser mais assertiva. O sistema apontará onde as irregularidades estão acontecendo, permitindo que as equipes sejam deslocadas de forma estratégica. O resultado é uma operação mais eficaz, com uso eficiente de recursos e tempo.
A visão de futuro para o projeto é a criação de um moderno centro de operações na AGR. Além do monitoramento em tempo real, o sistema permitirá analisar o histórico de dados para antecipar tendências e prever onde futuras irregularidades são mais prováveis de ocorrer. Segundo a gerente de Tecnologia, Luciana Dutra Martins, as informações geradas pelo Hórus poderão, inclusive, dar base à criação de políticas públicas.”.
O sistema Hórus está em fase de implementação na AGR. A primeira funcionalidade, a consulta de veículos, já foi entregue e está em uso pela equipe de fiscalização, especialmente para apurar denúncias de transporte clandestino. Logo serão implementadas novas funcionalidades, como os painéis de monitoramento que farão o cruzamento automático dos dados para identificar irregularidades.
Luciana Dutra Martins faz uma observação sobre a ética no uso da ferramenta, destacando a importância da conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás


