Concluída a transferência da distribuição de energia de Goiás para a Equatorial


Em evento, nesta quinta-feira (23/02), governador Ronaldo Caiado afirma que energia foi gargalo no desenvolvimento do estado e que continuará cobrando qualidade nos serviços

O presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, participou, nesta quinta-feira (23/02), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, da solenidade que oficializou a venda da distribuidora de energia de Goiás para a Equatorial Energia. O governador Ronaldo Caiado, que presidiu a cerimônia, afirmou que a falta de energia foi um dos entraves ao desenvolvimento econômico do estado, nos últimos anos, e que vai cobrar investimentos para que toda a demanda por energia seja atendida. “Nossa responsabilidade é continuar cobrando soluções para o gargalo da energia em Goiás”, disse. 

A AGR representa em Goiás a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é o ente regulador da prestação dos serviços de energia. Por força de convênio com a Aneel, a AGR faz a fiscalização dos serviços e, também, o atendimento de ouvidoria aos consumidores. Sua atuação se dá mediante a identificação das necessidades pela agência nacional, que aciona a AGR e autoriza as ações, que incluem fiscalizações, aplicação de sanções e acompanhamento especial das metas e indicadores de qualidade dos serviços prestados.

Transferência 

Durante a cerimônia, o governador Ronaldo Caiado, o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa, e representantes das duas empresas assinaram o documento de transferência que oficializa a conclusão do processo de venda da distribuidora para a Equatorial Energia. A Equatorial Energia comprou a Enel Distribuição em Goiás por quase R$ 1,6 bilhão. Com o fechamento do acordo, ela assumiu, ainda, um total de R$ 5,7 bilhões em dívidas.

A saída da Enel Distribuição de Goiás começou a ser desenhada em meados de 2022, diante do não cumprimento de metas de atendimento estabelecidas pela Aneel. Com a autorização da venda concretizada pela agência reguladora no mês de dezembro, a Equatorial Energia assumiu o serviço em janeiro deste ano e anunciou um plano de 100 dias para reestruturação das áreas técnicas, operacionais, comerciais e de relacionamento com clientes. A empresa é responsável pelo atendimento de 237 municípios, que abrigam 3,3 milhões de unidades consumidoras.

Em discurso, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, recapitulou que houve detalhada discussão do assunto, visando a melhor solução para os consumidores, com objetivo de atender a demanda no Estado. “Hoje é um dia histórico para Goiás. Estado que tem um dos maiores PIBs, um crescimento pujante e a melhoria para qualidade de vida da população só virá com fornecimento de energia elétrica de qualidade”, pontuou.

O presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, observou que a empresa já é responsável pela distribuição de energia nos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amapá e que vai trabalhar para melhorar a qualidade do serviço prestado em Goiás. “Estamos cientes da responsabilidade, temos obrigação de fazer melhor. Vamos nos empenhar, alocar o capital necessário, fazer os investimentos e alavancar o Estado”, disse.

Pela AGR, participaram, ainda, da solenidade, os conselheiros Natália Maria Briceño Spadoni, Paulo Tiago Toledo Carvalho e Guy Brasil Cavalcanti; o chefe de Gabinete, Thiago Nepomuceno; o gerente de Energia, Jorge Pereira; a gerente de Secretaria-Geral, Daniela Fleury; a gerente de Gestão Institucional, Adrea Bonanato; o engenheiro Marcos Aurélio, da Gerência de Energia; Kezia Daiane Dias Nunes e Gustavo Esteves, da Secretaria-Geral.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), com Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo