Colaboradores da AGR concluem 993 capacitações em 2024
Aumento da procura por cursos na Escola de Governo, além de capacitações na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em outras instituições, é resultado da política de gestão de pessoas adotada pela AGR neste ano
Em 2024, os colaboradores da Agência Goiana de Regulação (AGR) concluíram 993 capacitações em diversas áreas, na Escola de Governo, da Secretaria de Estado da Administração (Sead). O número representa um aumento significativo de 100% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 477 qualificações. Esse aumento é resultado da estratégia da agência para fortalecer a gestão pública por meio de estímulo educacional, garantindo que os servidores estejam cada vez mais preparados para desempenhar suas funções.
Nesse sentido, a Gerência de Gestão Institucional da AGR, que tem no comando o engenheiro Alexandre Ferraz, implementa a política MIC – motivação, integração e capacitação-, que inclui a realização de eventos integradores no decorrer do ano, com estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional de todo o quadro de servidores. Atualmente, o quadro funcional da AGR reúne 242 trabalhadores.
Dentre os cursos mais procurados pelos servidores da AGR na Escola de Governo, destacaram-se os de: Sistema de Logística de Goiás (Sislog); Programa de Compliance Público – Eixos 1,2,3 e 4; “O que o Agente Público precisa saber sobre Ética Pública?”; Gestão de Contratos e Compliance; e outros.
Com foco no servidor, a Escola de Governo tem sido a principal instituição formadora procurada pelos colaboradores da AGR, tendo registrado neste ano um total de 40 mil capacitações abrangendo temas voltados para gestão pública, tecnologia, compliance, compras, liderança e outros. As formações contam com metodologias atualizadas e formatos flexíveis, como aulas presenciais, remotas e híbridas, adaptando-se às diferentes necessidades dos servidores.
Acompanhamento
Para garantir a efetividade dessas formações, a Coordenação de Capacitação da AGR acompanha de perto o desempenho dos servidores, e a cada 6 meses a agência promove um encontro de integração entre os colaboradores, em que os participantes dos cursos da Escola de Governo recebem certificados de reconhecimento, premiando aqueles que se destacaram na busca por especialização.
A AGR homenageou e certificou servidores ao longo do ano que conseguiram efetuar o maior número de capacitações, reconhecendo o empenho e a dedicação ao desenvolvimento profissional. Entre os homenageados deste ano estão: Ádila Céli Correa Dias (Coordenação de Patrimônio), Gabriella Queiroz (Gerência de Regulação), Hugo de Assis Furtado (Coordenação de Programas Institucionais), Lucas Lustosa (Gabinete da Presidência), Alberto Estrela (Gerência da Secretaria-Geral).
Thaís Camilo, da Coordenação de Capacitação da AGR, destacou a importância do estímulo aos servidores no processo de qualificação: “A equipe realiza um trabalho de acompanhamento, monitoramento e incentivo, buscando dialogar para que as pessoas [servidores] compreendam que a capacitação não deve ser vista como uma obrigação imposta pelo órgão, até porque não é. Nosso dever é estimular e mostrar a relevância desse desenvolvimento profissional para o próprio servidor”, disse.
Para o coordenador de Programas de Compliance, Hugo de Assis Furtado, a experiência foi positiva: “Foi muito positivo realizar as capacitações, tanto para adquirir conhecimentos que somam no serviço como para trocar experiências e técnicas com outros colegas servidores”, comentou.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás