AGR representa Abar no 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

Evento reúne representantes das entidades prestadoras municipais de serviços de saneamento de todo o país, de 23 a 27, em Caldas Novas

O presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, representou o presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar), Vinícius Benevides, na solenidade de abertura do 53º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), realizado nesta semana em Caldas Novas. O evento, de 23 a 27/06, reúne cerca de 3 mil pessoas, entre gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores e profissionais do setor de saneamento básico brasileiro.

Para Wagner Gomes, a realização do congresso em Goiás é importante, no momento em que o estado começa a implementar a regionalização do saneamento dentro da política estabelecida pelo novo marco regulatório, com a instituição das três microrregiões de saneamento Oeste, Centro e Leste. Wagner Gomes destacou, em sua fala, a histórica parceria entre a Abar e a Assemae, e convidou os participantes do evento para o Congresso Brasileiro de Regulação, que será realizado de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro.

O congresso da Assamae, no Centro de Convenções DiRoma, foi aberto oficialmente na segunda-feira (23), com palestra magna do diretor Nazareno Marques de Araújo, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, e contou com a participação do presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista; do coordenador do congresso e vice-presidente da Assemae, Gustavo Arthur Mechlin Prado; do presidente da Funasa, Alexandre Motta Ribeiro; e do secretário Nacionald e Saneamento do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, entre outras autoridades. O diretor de Regulação e Fiscalização da AGR, Eduardo Henrique da Cunha, também participa do evento.

Nos cinco dias de eventos, serão realizados paineis, minicursos, mesas-redondas, palestras e visitas técnicas a instalações dos sistemas de água e esgotos de Caldas Novas. Paralelamente ao congresso, está sendo realizada a Feira do Saneamento. Dentre os principais paineis, estão programados: Os desafios e as oportunidades da gestão pública municipal na visão dos prefeitos; a regionalização e a inviabilização da prestação dos serviços municipais de saneamento; COP 30 – mudanças climáticas e impactos no saneamento; e Tarifa social – cobrança, estrutura tarifária e tarifa social de água e esgoto.

A AGR é responsável por regular, controlar e fiscalizar os serviços de esgotamento sanitário nos municípios em que a Saneamento de Goiás S/A (Saneago) atua e em municípios conveniados, além dos municípios de Ipameri e de Buriti Alegre, atendidos por consórcios privados. A Agência desenvolve, neste momento, trabalhos de regulação dos serviços em Chapadão do Céu, por delegação do colegiado da microrregião Oeste.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo