AGR realiza fiscalização do saneamento em Buriti Alegre
Equipe da Gerência de Saneamento se reuniu com autoridades e visitou unidades que compõem o sistema de água e tratamento de esgoto do município
A Agência Goiana de Regulação (AGR), por meio da Gerência de Saneamento Básico, realizou, em março, uma ação de fiscalização dos serviços de saneamento básico do município de Buriti Alegre. Desde 2022, a AGR é responsável por regular, controlar e fiscalizar os serviços prestados pela concessionária Buriti Alegre Ambiental naquele município, a partir de convênio firmado com a prefeitura.
Segundo a gerente de Saneamento Básico, Patrícia Cáceres, que coordenou a ação em Buriti Alegre, a fiscalização foi necessária para atender à demanda da população e das autoridades locais, tendo em visto o número de reclamações sobre o serviço prestado. “Com base na fiscalização, vemos o que é pertinente e o que não é, e, através disso, teremos ações para orientar o prestador, orientar o titular, que é o município, e orientar o cidadão”, afirmou.
Além da gerente de Saneamento, reuniram-se também com vereadores e o prefeito do município, Garibaldo Ferreira de Santana Neto, a bióloga Alessandra dos Santos e o gestor de Recursos Hídricos, Cláudio Silva, para discutir os principais pontos e entender as necessidades do município em relação aos serviços prestados de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Após esse encontro, a equipe da AGR visitou as várias unidades que compõem o sistema de saneamento básico, como reservatórios, poços de captação, estações de tratamento de água e esgoto, dentre outras, para verificar as condições das instalações. Colaboradores da concessionária Buriti Alegre Ambiental acompanharam as visitas.
Na próxima semana, a AGR retorna à cidade para apresentar o relatório construído com base nos trabalhos realizados na semana passada aos gestores da concessionária e também ao município. Nessa visita, o diretor de Regulação e Fiscalização, Eduardo Henrique da Cunha, o gerente de Regulação Econômica, Rafael Carvalho, e a gerente de Saneamento Básico, Patricia Cáceres, irão sugerir melhorias para o serviço, estipular prazos razoáveis para o cumprimento dos deveres e a correção de inconformidades por parte da concessionária.
A agência seguirá acompanhando de perto a prestação dos serviços da concessionária junto à prefeitura de Buriti Alegre, buscando o equilíbrio dos interesses entre prestador e usuário, a fim de que o serviço seja mais eficiente, transparente e alinhado com as necessidades do município.
A AGR também enviou a Buriti Alegre uma equipe de ouvidoria que permaneceu na cidade por dois dias ouvindo os moradores sobre os serviços regulados, principalmente os de saneamento básico. Com a AGR Móvel, a equipe registrou 104 reclamações, além de atender outras 210 pessoas que buscavam informações sobre os serviços de saneamento, totalizando 314 atendimentos.
Texto: Michael Deus (Estagiário de Jornalismo)
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás