AGR participa de workshopp sobre desafios do setor energético
Evento organizado pela Secretaria-Geral de Governo (SGG) reuniu instituições públicos e privadas ligadas ao setor para discutir a diversificação e o fortalecimento da matriz energética renovável em Goiás
A Agência Goiana de Regulação (AGR) participou, na terça-feira (12/12), do workshop Desafios e Oportunidades do Setor Energético em Goiás, realizado pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), por meio da Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, no HUB – Centro de de Excelência em Empreendedorismo Inovador, no Setor Universitário. O presidente do Conselho Regulador, Wagner Oliveira Gomes, foi um dos painelistas convidados para o evento e apresentou aspectos da concessão de energia em Goiás.
Além de participar da solenidade de abertura, quando parabenizou o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, pelas discussões de temas relevantes para o estado, como os da Inteligência Artificial e o da Energia, Wagner Oliveira esteve no painel de encerramento, no fim da tarde, que tratou dos “Desafios do Setor Elétrico”, em que apresentou indicadores de continuidade DEC e FEC apurados e que confirmam as reclamções em ouvidoria. Sobre a dispersão do problema, tem-se conformidade em apenas 10% dos conjuntos elétricos quanto à duração das interrupções (DEC) e em apenas 22% dos conjuntos quanto à frequência das interrupções (FEC).
Ele informou que a AGR preparou, juntamente com a Aneel, um plano de resultados para os próximos cinco anos, em que a concessionária deverá alcançar a conformidade desses indicadores em pelo menos 80% dos conjuntos elétricos até 2028. “Acredito que estamos diante do maior desafio que a rede de distribuição já teve, acontecendo nestes próximos cinco anos”, disse o presidente da AGR, explicando que essa meta não só é possível como várias concessões já alcançaram esses índices e até índices superiores tanto no DEC quanto no FEC.
foto: Edinan Ferreira | SGG
Wagner Oliveira participou de toda a programação do evento que contou, ainda, com a presença do diretor de Regulação da AGR, Thiago Nepomuceno, do ouvidor setorial Francisco Vieira de Macedo e do gerente de Energia, Jorge Pereira da Silva.
O evento, realizado pela SGG por meio da Subsecretaria de Energia, Telecomunicação e Cidades Inteligentes debateu temas relevantes para o setor, proporcionando a troca de experiências entre órgãos e instituições afins. A iniciativa reuniu representantes de órgãos do executivo estadual, empresários e empresas membros do fórum energético, academias e instituições de pesquisa.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás